Eleições municipais

TSE divulga data das eleições municipais de 2008

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta segunda-feira (9) que as eleições municipais de 2008 foram marcadas para o primeiro e o último domingo do mês de outubro – no caso, dias 5, para o primeiro turno, e 26 para o segundo turno, nas cidades onde esse pleito se fizer necessário.

Todos os eleitores são obrigados a votar quando houver segundo turno, independentemente de terem votado no primeiro turno, pois cada turno é uma eleição.

Em 2008 haverá disputa para prefeitos e vereadores. A Constituição Federal determina que as eleições ocorram no primeiro e no último domingo de outubro .

Levantamento

O TSE divulgou também levantamento que revela que, se as eleições municipais de 2008 fossem realizadas em julho deste ano, 74 cidades poderiam escolher os seus prefeitos somente no segundo turno.

De acordo com a estatística do TSE, essas 74 cidades estão distribuídas em 23 estados. Não haveria segundo turno no Acre, Roraima nem no Tocantins, pois nenhum município desses estados possui, hoje, mais de 200 mil eleitores. Não há eleição para prefeito no Distrito Federal.

O número definitivo de eleitores que votarão nas eleições municipais será divulgado em julho de 2008.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo