Dom Odilo Scherer

Significado do Pálio na missão dos Bispos e da Igreja no Brasil

Odilo Pedro Scherer fala do significado do Pálio na missão dos Bispos e da Igreja no Brasil 

Significado do Pálio:

-O Pálio significa, a estreita relação entre os Bispos metropolitanos com o Papa, o sucessor de São Pedro. E ao mesmo tempo o Pálio é uma espécie de julgo, de canga, se a gente quiser usar a palavra bem compreensível no Brasil. E o simbolismo é muito claro: é o doce julgo do serviço pastoral que é entregue aos Bispos, que em nome de Jesus Cristo exercem esse serviço na frente de suas Igrejas particulares nas dioceses. É o amor, a caridade pastoral em relação ao rebanho. Os Bispos são pastores do rebanho em nome de Jesus Cristo e por isso mesmo o Pálio serve de sinal identificador do Pastor à frente de seu rebanho.

Significado da missão, depois de receber o Pálio:

-O significado é muito claro e forte também, justamente de ajudar o nosso povo a ter um encontro com o verdadeiro pastor de suas almas que é o próprio Jesus Cristo, o Bom Pastor. A Igreja como comunidade dos discípulos do Senhor tem por missão reunir os discípulos em torno de Jesus Cristo, essa sim, é a grande finalidade deste encontro.

De volta a arquidiocese de São Paulo:

-São Paulo é grande, é complexa e dinâmica, e eu tenho consciência de que muito trabalho me espera. Mas vou com muita calma, muita paz, porque também há muitos colaboradores e a gente também não pode pretender abraçar tudo de uma vez. Existe muito trabalho que vinha sendo feito e já está sendo feito, a vida da Igreja continua.

Nós vamos tentar, justamente, levar adiante a riqueza da vida eclesial. Estimular a cada um a fazer bem a sua parte. Naturalmente o Bispo vai realizar a sua parte também. Eu sei que meu trabalho principal deverá ser o trabalho com os sacerdotes, com todos os agentes da vida eclesial, animando-os e encorajando-os a realizar bem cada um a sua missão. É certo que a Igreja tem um grande significado para a sociedade, pra cidade de São Paulo. Por isso mesmo, é minha missão também estar atento a articular essa presença pública da Igreja na cidade, nos organismos representativos da sociedade para que a Igreja possa dar a sua contribuição para a construção da sociedade.

E a sociedade como um todo deve buscar a justiça, a paz, a solidariedade, o respeito às pessoas, os direitos humanos e assim por diante. De modo que, a Igreja dê a sua contribuição positiva para a orientação da vida do povo em geral independentemente das vidas das comunidades eclesiais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo