Sistema inédito

Santuário Nacional inaugurará Campanário do Jubileu dos 300 anos

Com tecnologia de ponta inédita no Brasil, Santuário Nacional de Aparecida vai inaugurar o Campanário na noite de Natal

Da redação, com Portal A12

O Santuário Nacional de Aparecida inaugurará na noite deste sábado, 24, véspera de Natal, o Campanário; obra dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida. O conjunto do Campanário é formado por 13 sinos e utiliza tecnologia de ponta, única no gênero no país.

campanário-santuário-nacion

Foto: Portal A12

O Campanário funciona de duas formas: através de toques comuns em que os sinos balançam movidos por motores eletromagnéticos, e com reproduções musicais personalizadas através de teclado próprio para a função, onde os sinos ficam parados e o acionamento é feito por meio de martelos internos que produzirão os sons.

Esse tipo de sistema é inédito no Brasil. O mesmo foi instalado, por exemplo, na Catedral de Notre Dame, em Paris, na França.

O responsável trabalho com o campanário é conhecido como “Manuel dos Sinos”. Programador de sinos e sineiro – uma profissão tão antiga quanto a história do encontro da Imagem de Aparecida – explica que o Santuário escolheu o que de mais avançado existe no ramo dos sinos.

“É um sistema totalmente moderno. Primeiro, porque os motores que foram utilizados não são motores convencionais, utilizamos um motor eletromagnético. Possui durabilidade imensa e baixo consumo de energia, cerca de um sexto de um motor convencional. É totalmente eletrônico e o sistema de martelo que utilizamos é interno. Esteticamente olhamos para os sinos e não vemos o martelo, essa é uma grande novidade que ainda não existe no Brasil. E esses martelos são sensíveis, pois de acordo com o toque que é dado no teclado ele faz uma pressão maior ou menor. Enfim, este equipamento é o que de mais moderno existe na atualidade”, explicou.

Melodias do Campanário

Além de marcar as horas e anunciar as Missas, o Campanário vai reproduzir melodias de cantos conhecidos pelos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Inicialmente, foram gravadas 35 melodias, entre elas: Viva a Mãe de Deus, Dai-nos a Bênção, Mãezinha do Céu, Sobe a Jerusalém, Nossa Senhora (Roberto Carlos), Noite Feliz, Adeste Fideles, etc. 

As melodias do Campanário poderão ser ouvidas em dois horários específicos às 12h e 18h. Ao meio-dia,  os devotos ouvirão “Viva a Mãe de Deus”, e no final da tarde, “Dai-nos a Bênção”.

Os sinos em balanço ainda não foram totalmente finalizados, o que deve ocorrer em dois meses. No entanto, esse sistema poderá ser visto em duas ocasiões especiais, na noite de Natal (24 de dezembro) e na véspera de Ano Novo (31 de dezembro).

O Campanário também vai exibir um espetáculo de luzes com uma iluminação em LED, considerada ambientalmente correta por consumir menos energia elétrica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo