Entrevista

O "ser padre" deve falar mais forte

É justamente diante das dificuldades do mundo que o “ser padre” deve falar mais forte. Esta é a opinião do coordenador dos presbíteros da Diocese de Lorena (SP), padre Alessandro Henrique Chagas.

Em entrevista ao noticias.cancaonova.com, o padre aprofunda o tema central da 47ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, que começa hoje: “Formação Presbiteral: desafios e diretrizes”. Até 1º de maio, o encontro reúne mais de 300 bispos de todo o país, em Itaici, bairro de Indaiatuba (SP).

noticias.cancaonova.com – Quem é o responsável pela formação dos padres?

Padre AlessandroO responsável primeiro por toda formação integral do clero é o bispo diocesano, porque todo presbítero participa do ministério episcopal. Nós participamos do ministério do bispo. Ele é o primeiro a se preocupar e a desenvolver o trabalho de formação de todo o clero.

noticias.cancaonova.com – Depois da ordenação sacerdotal, como esta formação acontece?

Padre Alessandro – A formação aqui, na Diocese de Lorena, de maneira muito especial, acontece através de determinados encontros que o bispo diocesano promove, juntamente com a Pastoral Presbiteral.

Nós temos duas oportunidades: uma no primeiro semestre e a outra no segundo, onde o clero todo se reúne para discutir e fazer uma espécie de atualização teológica de determinados assuntos que estão envolvendo a Igreja naquele determinado momento.  Esta é a parte da formação intelectual.

Agora, a formação espiritual tem sido realizada por vários caminhos. Seja pelo retiro do clero ou por retiros de espiritualidade em determinados tempos que a Igreja vive, principalmente em preparação à Páscoa e ao Natal. Fora outros encontros de espiritualidade que promovemos entre o setor pastoral e também encontro de fraternidade presbiteral, que é mais um encontro de convivência.

noticias.cancaonova.com – Quais são os desafios na formação dos padres?

Padre Alessandro – Eu penso que o grande desafio é justamente manter o clero atualizado a respeito dos desafios que são próprios da sociedade. Já que aquilo que Deus nos revela, nos fala deve sempre iluminar e orientar o que nós vivemos na sociedade. Nós pensarmos naquilo que a sociedade está vivendo, os caminhos que ela está começando a fazer e manter todo clero acompanhando esta realidade, dentro de um processo de formação com conteúdos consistentes, com retidão daquilo que é a vontade de Deus para nós e para a sociedade.

noticias.cancaonova.com – Como os senhores reagem diante de assuntos polêmicos, como a pedofilia?

Padre Alessandro – Toda esta realidade com a qual, hoje, a sociedade, de uma certa forma, se choca, também é um motivo para nos chocarmos. Mesmo porque nós conhecemos a verdade de Deus e sabemos aquilo que Deus espera. Mas nós temos que ter um olhar sobretudo misericordioso para aqueles que estão mergulhados nestas realidades, lembrando que ali está um ser humano, uma pessoa.

O clero deve sempre olhar com este olhar que é proprio de Jesus Cristo, para que possamos, diante de um processo de unidade, de amizade e fraternidade ajudar a superar todas estas dificuldades que, porventura, possam existir em determinado lugar ou numa determinada realidade.

noticias.cancaonova.com – O senhor acredita que está se tornando cada vez mais difícil ser padre?

Padre Alessandro – Mais difícil eu não diria, mas o ser padre de hoje, dentro daquilo que nós estamos vivendo, é na verdade um ato de muito amor a Deus. O que não é diferente de todos os tempos da história.

O ser padre não é uma situação de comodismo, onde tudo está bem, mas é justamente diante das tribulações, das dificuldades que o ser padre deve falar mais forte. Alguém precisa manifestar aquilo que Deus espera, aquilo que Deus sonha. E Deus conta com os padres para isso.

Leia mais
.: O risco do ativismo na vida dos padres

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo