Pará

Começa em Belém II Encontro da Igreja na Amazônia Legal

No evento, será analisada a conjuntura religiosa, social e política da região, incluindo as questões indígenas e da terra

Da Redação, com Rádio Vaticano

A capital paraense recebe a partir desta segunda-feira, 14, o II Encontro da Igreja na Amazônia Legal, que deve analisar a conjuntura religiosa, social e política da região, incluindo as questões indígenas e da terra. O programa prevê ainda painéis sobre a história da Igreja na Amazônia,  propostas e uma carta-compromisso final.

Cerca de cinquenta bispos de toda a Amazônia Legal, representantes de bispos que não puderam ir, leigos e secretários dos Regionais, participam do evento.

Irmã Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal da Amazônia, explica que serão avaliadas sugestões sobre o que a Amazônia precisa para os próximos quatro anos.

“Nós falamos que existem diversas Amazônias… A Amazônia aqui do Pará é muito diferente e pode ter muito mais dificuldades  do que a Amazônia do Amazonas, do Regional Norte 1. E também outros Regionais como Oeste 2 e Norte 3… cada um tem a sua característica de Amazônia, mas para a CNBB são todos Amazônia Legal”.

Dom Cláudio Hummes, Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, e Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e recém-nomeado Cardeal, não puderam participar do evento porque vão participar do Consistório no próximo sábado, 19, em Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo