Congresso Eucarístico Nacional

CEN: Testemunho dos leigos é ponto central na homilia de Dom Odilo

No terceiro dia do Congresso Eucarístico Nacional, o Cardeal de São Paulo, destacou o papel dos leigos na sociedade

Da Redação

missa 1

Missa com o Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, durante o Congresso Eucarístico Nacional / Foto: Reprodução TV Nazaré

Neste terceiro dia do Congresso Eucarístico Nacional, que acontece em Belém (PA) até o próximo domingo, 21, a missa foi presidida pelo Cardeal de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.

Durante a homilia, o Cardeal fez uma reflexão sobre a Eucaristia e destacou o papel dos leigos e leigas na Igreja.

Dom Odilo recordou as palavras de São João Paulo II “a Eucaristia faz a Igreja e a Igreja faz a Eucaristia”, e explicou que este sacramento é um mistério da fé que está ligado ao mistério da Igreja. Na celebração da eucaristia os fiéis se reúnem em torno d’Aquele que é o fundamento da Igreja: Jesus Cristo, Ele fala e os fiéis se deixam instruir.

Dom Odilo preside celebração eucarística / Foto: Leonardo Monteiro

Dom Odilo preside celebração eucarística / Foto: Leonardo Monteiro

Ao iniciar a reflexão sobre os leigos, destacou que a Igreja é formada por todos os batizados e discípulos missionários de Jesus, agraciados pelo dom da fé. “A Igreja é esse povo de Deus”. Os leigos são aqueles que em todos os lugares da vida comum levam o testemunho de Jesus Cristo e na Igreja desempenham um papel importante, disse dom Odilo, recordando que os leigos são enviados a serem sal da terra.

“Eles também são chamados a ser força missionária, testemunho de transmissão da fé, da caridade de Deus.” Ele defende que a celebração da Eucaristia é o momento em que estamos em Cristo e recebemos a graça do testemunho.

Leigos na Igreja

Sobre o Evangelho (MAT 16, 15) “Disse-lhes Jesus: ‘E vós quem, dizeis que eu sou’”? Dom Odilo ressaltou que também hoje são muitas as respostas para este questionamento, mas que esta questão é colocada para todos e exige convicção de cada cristão para respondê-la.

O Cardeal de São Paulo fez questão de enfatizar que a Igreja conta com os leigos, tanto nos trabalhos das comunidades paroquiais como sendo testemunhas de Cristo no meio da sociedade. Ele defende que a obra evangelizadora da Igreja não pode depender de poucos. “As vezes o testemunho não precisa de palavras, mas das obras”.

A missão dos leigos é grandiosa e difícil, disse dom Odilo, e por isso requer vigor espiritual. Mas ele enfatizou que é possível, já que esse vigor vem da união com Cristo e com a Igreja.

Para ele, sem a missão dos leigos a missão da Igreja fica reduzida a quatro paredes, e isso é tudo que a Igreja não precisa. Ele recorda que o Papa Francisco tem insistido em um “Igreja em saída.”

Por fim, orientou a todos que não tenham medo de ser católicos em meio a sociedade. “Sejam atentos e dóceis ao Espírito Santo e aos pastores”.

Ao concluir, Dom Odilo agradeceu e encorajou os leigos da região Amazônica, dizendo que eles são uma grande força missionária presente muitas vezes em locais onde não há ministros ordenados. “Na Eucaristia, Cristo nos fortalece e envia”.

Congresso Eucarístico Nacional / Foto: Reprodução TV Nazaré

Congresso Eucarístico Nacional / Foto: Reprodução TV Nazaré

O Congresso

O Congresso Eucarístico Nacional começou nesta segunda-feira, 15, e vai até domingo, 21. O objetivo do evento é tornar visível para todo o país a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia.

Com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”, o evento acontece no ano do quarto centenário do início da evangelização na Amazônia e da fundação da cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo