Direitos Humanos

Cardeais Parolin e Vegliò na FAO no Dia Mundial da Pesca

Encontro abordará questão da escravidão no setor da pesca

Da redação, com Rádio Vaticano

O Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e o Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, Cardeal Antônio Maria Vegliò, participarão na próxima segunda-feira, 21, Dia Mundial da Pesca, na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em Roma, do encontro que abordará a questão da escravidão moderna em alto mar.

A indústria pesqueira mundial gera anualmente cerca de 135 bilhões de dólares dos rendimentos das exportações. Estima-se que ofereça trabalho e renda a um décimo da população mundial, sendo a fonte de 17% de todas as proteínas animais consumidas no mundo. Porém, a pesca tem também um lado obscuro: a falta de respeito pelos direitos humanos, como a pesca pirata, os conflitos nas áreas de pesca, trabalho infantil e forçado, e o tráfico de seres humanos.

Não obstante os progressos no campo nacional e internacional para promover a sustentabilidade da pesca e combater esses problemas, as medidas de proteção do trabalho permanecem inadequadas ou inaplicadas. Isso significa que o mesmo setor que oferece oportunidades para as comunidades costeiras pode também contribuir para vitimar as pessoas mais vulneráveis da sociedade.

A iniciativa promovida pela FAO e Santa Sé sobre o tema “A violação dos direitos humanos no setor da pesca e da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada”, fará um apelo aos países, às organizações internacionais, às organizações de categoria e à indústria pesqueira para trabalhar juntos a fim de promover os direitos humanos e garantir um trabalho digno neste setor econômico e de produção alimentar.

Na abertura do encontro, os representantes do Vaticano levarão uma mensagem da Santa Sé centralizada nas questões dos direitos humanos no setor da pesca.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo