Itaici

Assembléia Geral da CNBB realiza Celebração Ecumênica

Num ambiente de símbolos religiosos, como o Círio Pascal, a cruz e a Palavra de Deus, aconteceu durante a realização da 46ª Assembléia Geral da CNBB, no auditório de Itaici (SP), às 18h deste 7 de abril, a Celebração Ecumênica, com representantes de Igrejas Cristãs. O momento teve inicio com a procissão de entrada dos representantes das Confissões Cristãs.

Em plenário, os cerca de 300 bispos da Igreja Católica acolheram com uma salva de palmas Dom Roger Bird, bispo da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Mons. Dimitrios Aviatan, da Igreja Ortodoxa da Antioquia; Arcebispo Damaskinos Mansour, da Igreja Ortodoxa, Rev. Mons. Delegado Patriarcal Antônio Nakkoud, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia; Pastor Sebastião Bertolini, da Igreja Pentecostal da Assembléia de Deus; Pastor Carlos Augusto Möller, da Igreja Luterana e Presidente do CONIC; Reverendo Luiz Alberto Barbosa, da Igreja Episcopal Anglicana e Secretário Executivo do CONIC; Pastor Guilherme Lieven, da Igreja Luterana; Dom José Alberto Moura, da Igreja Católica Apostólica Romana e primeiro Vice-Presidente do CONIC; Reverendo Gerson Urbano, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e terceiro Vice-Presidente do CONIC; Dom Roger Bird, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil; Presbítera Eleni Rangel, da Coordenadoria Ecumênica de serviços; Padre Alexandre Gançalves, da Igreja Irmandade de Campinas.

Este momento de oração ecumênica se tornou parte integrante das Assembléias da CNBB ao longo dos anos. Nesta Assembléia, a celebração lembrou os 25 do CONIC e a comemoração dos  60 anos de fundação do Conselho Mundial das Igrejas.

O Arcebispo da Igreja Ortodoxa Antioquia, dom Damaskinos Mansour, agradeceu pelo momento de expressão de unidade e fé mediante a Celebração Ecumênica. Refletiu sobre o Deus Criador que ama todos os homens com amor incondicional, “expressando-se na natureza, na humanidade e por nos ter dado seu Filho Jesus Cristo”.

“Esta oração deve ser a nossa força neste centenário da unidade de todos os cristãos, para chegarmos à união verdadeira”, afirmou o arcebispo. “Através de nós e da nossa união todos os homens possam ver Jesus Cristo”, concluiu.

No final o Presidente do CONIC, pastor Carlos Augusto Möller, conclamou todos a realizarem a Semana da Oração pela Unidade dos Cristãos, que traz o tema “Orai sem cessar”. “Temos muito trabalho, por isso precisamos rezar muito. Que nossas diferenças sejamos fortalecidos naquilo que nos une: a fé. Como é bom quando estão unidos os irmãs e as irmãs”, disse o Pastor Luterano.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo