REPÓRTER CANÇÃO NOVA

Programa conta a história da Comunidade Canção Nova

Compromisso: atitude de quem se dedica a Deus. Do latim, o ‘com’ significa ‘junto’. Na Canção Nova, esta palavra representa o caminho coletivo rumo à vida eterna. Às vésperas de 2 de fevereiro, dia em que seus membros renovam o “sim” a este carisma que evangeliza – e outros o fazem pela primeira vez – o Repórter Canção Nova exibido neste domingo, 29, é uma verdadeira imersão na história da comunidade.

A mais bela canção sonhada por Deus tornou-se realidade a partir do ministério de Monsenhor Jonas Abib. Após dois anos de encontros vocacionais, os candidatos prosseguem com o discernimento em duas residências comunitárias – Casas de Averiguação – localizadas nas cidades de Lavrinhas e Queluz, no interior paulista, onde vivem as realidades do pré-discipulado e discipulado, respectivamente.

Em Lavrinhas, Monsenhor Jonas Abib passou sua adolescência e parte da juventude como salesiano de Dom Bosco. Com isso, os pré-discípulos são convidados a conhecerem a história de salvação e o quanto suas vidas representam dom e graça de Deus, em um potencial de evangelização para que sejam formados homens novos para o mundo novo a partir do carisma Canção Nova.

Já em Queluz, os discípulos mergulham, de fato, no carisma Canção Nova. A ‘Casa de Maria’ é a primeira residência da Comunidade, e a exemplo de Maria, que gerou em seu ventre Jesus Cristo, todos os que por lá passam são formados para que vivam autenticamente a vocação confiada e assumida.

Para que haja a plena vivência da vontade de Deus, os candidatos em averiguação e missionários devem se atentar aos princípios da Comunidade Canção Nova: viver da providência, viver reconciliado, sadia convivência entre os membros, autoridade e submissão para com o Papa, bispos e autoridades constituídas da Comunidade e a partilha e transparência.

Esta edição do Repórter Canção Nova teve apresentação de Nubia Freire, direção de Jean Cesar e produção e reportagem de Alan Toledo, Elaine Santos e Emerson Tersigni. Um programa repleto de histórias, onde há um consenso entre os entrevistados: nunca a presença de Monsenhor Jonas Abib se fez tão intensa como agora, às vésperas do Dia do Compromisso, após sua Páscoa definitiva.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo