Mensagem do Papa

Uma economia sem tráfico humano cuida das pessoas, diz Papa

Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico Humano e memória litúrgica de Santa Bakhita são comemorados nesta segunda-feira, 8

Da redação, com Vatican News

trafico humano

Papa enviou mensagem para o evento/ Foto: Reprodução Vatican News

O Papa Francisco se uniu à Maratona Mundial de Oração On-line contra o Tráfico de Humano que, nesta segunda-feira, 8, está mobilizando o mundo. Da Oceania às Américas, são 7 horas de celebração em resposta ao próprio apelo do Pontífice para combater o fenômeno e trabalhar na conscientização de uma economia que não use as pessoas como fins de mercadoria. A participação do Papa foi o momento central do evento com a divulgação de uma mensagem em vídeo.

Francisco deu a sua contribuição em relação ao tema escolhido pela Rede Internacional de Vida Consagrada Thalita Kum para a data, “Economia sem Tráfico de Pessoas”.

O Papa afirmou que uma economia sem tráfico humano é uma economia que cuida das pessoas, por exemplo, que oferece emprego para uma construção social segura. É também uma economia com regras de mercado que promovam a justiça. Uma economia corajosa para “conjugar o legítimo lucro com a promoção do emprego e de condições dignas de trabalho”.

Leia mais
.: Papa pede empenho no combate ao tráfico humano

Rezar e promover gestos concretos

Neste Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas e de memória litúrgica de Santa Bakhita – símbolo do compromisso da Igreja contra a escravidão, Francisco dirigiu a mensagem a todos que trabalham, estudam e refletem contra o fenômeno. Também a quem viveu e está vivendo hoje o drama do tráfico em primeira pessoa – e que estão unidos espiritualmente e rezando na maratona on-line, inclusive, através de vários momentos inter-religiosos.

Esta jornada especial, disse o Pontífice, é importante para “encorajar a não parar de rezar e lutar juntos”, e a promover gestos concretos, que “abram caminhos para a emancipação social” de toda pessoa escravizada para “voltar a ser protagonista livre da própria vida”.

“Caríssimos, este é um Dia de Oração. Sim, há necessidade de rezar para apoiar as vítimas do tráfico e as pessoas que acompanham os processos de integração e reinserção social. É preciso rezar para que possamos aprender a nos aproximar com humanidade e coragem a quem é marcado por tanta dor e desespero, mantendo viva a esperança. Rezar para sermos sentinelas capazes de discernir e fazer escolhas orientadas para o bem. A oração toca o coração e nos impulsiona a ações concretas, a ações inovadoras, corajosas, que sabem assumir o risco, confiando no poder de Deus (cf. Mc 11:22-24).”

Assista ao vídeo da mensagem: 

A economia solidária: aquela do cuidado

A própria memória litúrgica de Santa Bakhita, comentou o Papa, ajuda a invocar a “dimensão da fé e da oração” pelas “pessoas traficadas, as suas famílias e comunidades”. Já sobre gestos concretos para ajudar a combater o fenômeno, Francisco oferece três direções para seguir ao destino de uma “Economia sem Tráfico de Pessoas”.

A primeira delas que seja uma economia de cuidado, ou seja, que cuide “das pessoas e da natureza”, criando oportunidades de emprego, por exemplo, “que não explorem o trabalhador com condições de trabalho degradantes e horários extenuantes”.

“Uma economia de cuidado significa uma economia solidária: trabalhamos por uma solidez que se conjuga com a solidariedade. Estamos convencidos de que a solidariedade, bem administrada, dá origem a uma construção social mais segura e mais sólida.”

A economia justa para as pessoas

O Papa também sugeriu que se promova uma economia justa em favor das pessoas, não de interesses dominantes como o lucro:

“Uma economia sem tráfico de pessoas é uma economia com regras de mercado que promovem a justiça e não interesses especiais exclusivos. O tráfico de pessoas encontra terreno fértil na abordagem do capitalismo neoliberal, na desregulamentação dos mercados que visa maximizar os lucros sem limites éticos, sem limites sociais e sem limites ambientais. Se essa lógica for seguida, há apenas o cálculo das vantagens e desvantagens. As escolhas não são feitas com base em critérios éticos, mas sim através do favorecimento de interesses dominantes, muitas vezes habilmente revestidos com uma aparência humanitária ou ecológica.”

A coragem de uma nova economia

Por fim, o Papa ressaltou que para promover uma economia sem tráfico de pessoas é preciso, antes de tudo, coragem na escolha. “Não no sentido da imprudência, das operações arriscadas em busca de lucros fáceis”.

Ao contrário, comentou Francisco, é preciso “audácia” para uma construção paciente que não vise “única e exclusivamente a vantagem em curtíssimo prazo, mas os frutos a médio e longo prazo, e, sobretudo, as pessoas”.

“Por tudo isso, uma economia sem tráfico de pessoas é uma economia corajosa – é preciso coragem. […] A coragem de conjugar o lucro legítimo com a promoção do emprego e de condições dignas de trabalho. Em tempos de grande crise como o atual, essa coragem é ainda mais necessária. Na crise, o tráfico prolifera, como todos nós sabemos: vemos isso todos os dias. Na crise, o tráfico prolifera; portanto, precisamos fortalecer uma economia que responda à crise de uma forma que não seja míope, de forma duradoura, de forma sólida. Queridas irmãs e irmãos, coloquemos tudo isso nas nossas orações, especialmente hoje, por intercessão de Santa Bakhita.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo