SOLIDARIEDADE

Povo de Mianmar agradece suporte do Papa Francisco

O arcebispo Marco Tin Win, de Mandalai, disse que pessoas de todas as religiões em Mianmar agradecem o apoio do Papa

Da redação, com Vatican News

Fiéis de Mianmar

Papa Francisco celebra com os fiéis de Mianmar residentes em Roma / Foto: Reuters – Remo Casilli

O arcebispo Marco Tin Win, de Mandalai, expressou a gratidão do povo de Mianmar ao Papa Francisco por sua proximidade e apoio a eles desde o golpe militar de 1º de fevereiro.

“Quando o Pontífice fala, o povo de Mianmar se sente muito animado e comovido. Não só católicos, mas também pessoas de outras religiões. É um apoio muito importante para todos nós, nesta tragédia”, disse o religioso.

Desde o golpe militar de 1º de fevereiro, que depôs o governo eleito e sua líder, Aung San Suu Kyi, o país está em turbulência com protestos e greves em todo o país exigindo a restauração da democracia.

O golpe também reavivou alguns dos antigos conflitos de Mianmar entre os militares e alguns grupos de milícias rebeldes étnicas em estados onde há um grande número de cristãos.

O chamado do Papa

O arcebispo O arcebispo Win comentou sobre o apelo do Papa no final de sua oração Angelus no domingo, 20. O Santo Padre disse que estava acrescentando sua voz ao apelo dos bispos de Mianmar para fornecer corredores humanitários para civis inocentes apanhados nos conflitos étnicos.

Francisco disse que os bispos estão chamando a atenção para a “dolorosa experiência” de milhares de pessoas deslocadas presas em zonas de conflito que passam fome.

Os bispos de Mianmar pediram corredores humanitários para essas pessoas, dizendo que “elas têm o direito básico à alimentação e segurança”. Também exigiram que “igrejas, mosteiros, mesquitas, templos, bem como escolas e hospitais” em que milhares de pessoas buscaram refúgio sejam respeitados como locais neutros e que não sejam alvos.

Várias igrejas e outros locais de culto foram invadidos e bombardeados pelos militares, especialmente nos estados de Chin e Kayah. O Papa exortou que “o Coração de Cristo toque o coração de todos, trazendo paz a Mianmar”.

Desde o golpe, Francisco, que visitou o empobrecido país do sudeste asiático, em novembro de 2015, expressou repetidamente sua solidariedade ao povo e exortou os líderes militares a buscarem o diálogo e a paz. Em 16 de maio, ele celebrou uma missa por Mianmar junto com os católicos do país que vivem em Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo