Papa: saneamento básico é condição para superar injustiça social

Francisco defende que o acesso à água potável e saneamento básico é necessário para erradicar a pobreza, a fome e superar os altos índices de mortalidade infantil

Da Redação

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade 2016, que trata do Saneamento Básico. A Campanha tem como tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

Francisco recorda que a Igreja no Brasil propõe, a cada ano, uma motivação comunitária para a conversão e a mudança de vida. O Papa defende que todos têm responsabilidade pela Casa Comum e que as pessoas e comunidades são convidadas a se mobilizar a partir dos locais em que vivem.

Acesse .: Íntegra da mensagem do Papa por ocasião da Campanha da Fraternidade

“São chamadas a tomar iniciativas em que se unam as Igrejas e as diversas expressões religiosas e todas as pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico.”

Para Francisco, o acesso à água potável e ao saneamento básico é condição necessária para a superação da injustiça social, para a erradicação da pobreza e da fome, para a superação dos altos índices de mortalidade infantil e de doenças evitáveis, e para a sustentabilidade ambiental.

O Papa cita sua Encíclica Laudato Si e faz um apelo para que a cultura ecológica seja aprofundada. Francisco defende ainda que o patrimônio da espiritualidade cristã pode contribuir para o esforço de renovar a humanidade.

Convite

“Eu os convido, principalmente durante esta Quaresma, motivados pela Campanha da Fraternidade Ecumênica, a redescobrir como nossa espiritualidade se aprofunda quando superamos «a tentação de ser cristãos, mantendo uma prudente distância das chagas do Senhor» e descobrimos que Jesus quer «que toquemos a carne sofredora dos outros» (Evangelii gaudium, 270), dedicando-nos ao «cuidado generoso e cheio de ternura» (Laudato si’, 220) de nossos irmãos e irmãs e de toda a criação.”

Proximidade

Ao concluir a mensagem, o Papa afirmou que está unido a todos os cristãos do Brasil.
“Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo