Catequese

Papa reflete o Advento sob ótica do Ano da Fé

Na catequese desta quarta-feira, 5, o Papa Bento XVI trouxe uma reflexão acerca da comunhão entre a mensagem central do Advento e o contexto do Ano da Fé. Segundo o Papa, o tempo litúrgico que antecede o Natal, insere a Igreja no mistério da vinda de Cristo e convida o homem a um ato de fé em resposta à Revelação Divina.

Acesse:
NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI – 05/12/2012
.: Todas as notícias sobre o Ano da Fé

Para o Pontífice, o Advento é a manifestação do grande “desígnio de benevolência” de Deus para com a humanidade. Esta expressão é usada pelo Apóstolo Paulo na carta aos Efésios (cfr 1, 3-14). Neste hino, Paulo agradece a Deus que, em Cristo, predestinou todos os homens a serem Seus filhos adotivos.

A partir deste texto, Bento XVI explicou que os homens não são frutos do acaso, mas de um ato de bondade e amor de Deus. “… a nossa vocação não é simplesmente existir no mundo, […] é alguma coisa maior: é ser escolhido por Deus, mesmo antes da criação do mundo, no Filho, Jesus Cristo. Nele, então, nós existimos, por assim dizer, desde sempre.”

Bento XVI também recordou a expressão “recapitular toda a realidade em Cristo”, utilizada por São Paulo. A partir dela, destacou que Cristo permanece como o centro de todo o caminho do mundo, a espinha dorsal de tudo.

Na perspectiva do Ano da Fé, o Santo Padre disse que é preciso ter fé para responder à Revelação de Deus, que se faz conhecer e manifesta ao mundo o seu desígnio de benevolência.

Bento XVI concluiu a reflexão afirmando que o Advento é ocasião para que os fiéis renovem a certeza de que Deus é presença no mundo e quer sempre estar nele a partir do ser humano. “Através da nossa fé, da nossa esperança, da nossa caridade, Ele quer entrar no mundo sempre de novo e quer sempre de novo fazer resplandecer a sua luz na nossa noite”, disse o Papa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo