Papa Francisco recebe Barak Obama

Com honras do protocolo oficial, o Papa Francisco recebeu nesta manhã, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acompanhado de numerosa comitiva

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa_ObamaO Presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, foi recebido nesta quinta-feira, 27, em audiência pelo Papa Francisco.

Esta é a primeira vez que Barak Obama encontra o Papa latino-americano, pois na Missa de início do pontificado de Francisco, os Estados Unidos estavam representados pelo vice-presidente Joe Biden. Mas é a segunda vez que o chefe de Estado americano vem ao Vaticano. A primeira vez foi a 10 de Julho de 2009 quando foi recebido pelo Papa Bento XVI.

Um forte esquema de segurança marcou a visita de Obama, O presidente chegou escoltado por um cortejo de mais de 50 carros, com dezenas de agentes das forças especiais. No pátio de São Damaso, ele foi acolhido pelo Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Ganswein.

O Papa acolheu o presidente com um “welcome” (bem-vindo), ao qual Obama respondeu que é uma grande honra encontra-lo, já que é um grande admirador de Francisco, agradecendo a audiência. A seguir, foi a vez do colóquio privado a portas fechadas, com dois intérpretes, que durou cerca de 50 minutos.

Sobre o conteúdo da conversa, aguarda-se o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé.

Depois das fotos oficiais, houve a troca de presentes. Francisco presenteou Obama com uma cópia da sua Exortação “Evangelii Gaudium” – que Obama disse que “provavelmente” lerá no Salão Oval, quando se sentirá frustrado, encontrando no texto força e calma.

Já o Papa ganhou uma caixa com sementes de frutas e verduras provenientes da horta da Casa Branca. “Uma parte das sementes é para o senhor. A outra parte será doada como obra de caridade em homenagem a Sua Santidade. Se tiver a oportunidade de vir à Casa Branca, poderá visitar o jardim”, disse Obama a Francisco, que respondeu: “Por que não?”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo