AUDIÊNCIA

Papa Francisco: os sacerdotes devem testemunhar o perdão de Cristo

Agradecendo aos seminaristas do Colégio Pontifício Alemão, Francisco exorta sacerdotes a testemunharem o perdão e a alegria que Cristo nos oferece

Da redação, com Vatican News

A equipe e os seminaristas do Pontifício Colégio Teutônico (alemão) se encontraram com o Papa Francisco por ocasião do 500º aniversário da eleição papal do Papa Adriano VI, que foi o último Papa “do mundo germânico” antes de Bento XVI.

Nascido em Utrecht, onde hoje é a Holanda e então parte do Sacro Império Romano, o futuro Papa Adriano VI atuou como tutor do futuro imperador Carlos V.

Papa Adriano VI foi eleito como um candidato de compromisso entre as facções rivais francesas e espanholas de cardeais, e serviu como papa e governante dos Estados papais por menos de dois anos.

Ministério da reconciliação

Falando aos seminaristas alemães, o Papa Francisco lembrou o pontificado de Adriano VI e o legado que deixou durante seu breve reinado de 1522 a 1523.

“Procurou promover sobretudo a reconciliação na Igreja e no mundo, pondo em prática as palavras de São Paulo segundo as quais Deus confiou aos Apóstolos o ministério da reconciliação”.

O pontificado do Papa Adriano VI foi marcado pela Reforma Protestante e pela ameaça de novas conquistas otomanas no leste.

O Papa Francisco observou que seu antecessor fez um esforço para se reconciliar com os luteranos e até pediu perdão publicamente pelos pecados dos membros da Cúria Romana, que levaram à turbulência na Igreja.

Também procurou entre os governantes franceses e espanhóis afastar a ameaça representada pelas forças otomanas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo