28 de novembro

Novo consistório: Papa Francisco criará 13 novos cardeais

O pregador da Casa Pontifícia, Padre Raniero Cantalamessa, e o arcebispo de Santiago, Dom Aós, estão entre os 13 novos cardeais

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco criará 13 novos cardeais em novo consistório./ Foto: Daniel Ibanez- CNA

O Papa Francisco anunciou neste domingo, 25, um novo consistório no dia 28 de novembro para a criação de 13 novos cardeais, quatro dos quais têm mais de 80 anos e, portanto, não participarão num eventual conclave. Entre eles estão o arcebispo de Santiago do Chile, o espanhol Celestino Aós, e o Bispo emérito de San Cristobal de las Casas (México), dom Felipe Arizmedi Esquivel do México.

O pregador da Casa Pontifícia, Padre Raniero Cantalamessa, é um dos nomes./ Foto: Daniel Ibanez- CNA

Entre os treze novos cardeais que serão criados no Consistório de 28 de novembro há seis italianos (três dos quias eleitores). São: dom Marcello Semeraro, que da diocese de Albano foi recentemente nomeado Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (no lugar de Angelo Becciu), dom Paolo Lojudice, arcebispo de Siena e o franciscano, padre Mauro Gambetti, Guardião do Sagrado Convento de Assis.

Farão também parte do Colégio dos Cardeais, não eleitores por motivo de idade, dom Silvano Tomasi, diplomata da Santa Sé, padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia e padre Enrico Feroci, pároco do Divino Amor em Roma ex-diretor da Cáritas diocesana.

Entre os nove, que serão criados como cardeais e com menos de 80 anos de idade, encontram-se também o novo Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, o maltês Mario Grech. Haverá também cardeais do Ruanda e de Kuala Lampur.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo