Na íntegra

Mensagem Bento XVI à Pontifícia Comissão Bíblica - 20/04/2012

 


Mensagem
Aos Membros da Pontifícia Comissão Bíblica
Vaticano
Sexta-feira, 20 de abril de 2012

 

 

 

Ao Venerado Irmão
Cardeal William Levada
Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica.

É um prazer enviar-lhe, venerado irmão, ao cardeal Prosper Grech, O.S.A, ao Secretário e a todos os membros da Pontifícia Comissão Bíblica, a minha cordial saudação em ocasião da Assembléia Plenária anual que aconteceu para tratar sobre o importante tema "Inspiração e Verdade da Bíblia".

Como sabemos, tal temática é fundamental para uma correta hermenêutica da mensagem bíblica. Exatamente a inspiração como ação de Deus faz sim que, nas palavras humanas se exprima a Palavra de Deus. De consequência, o tema da inspiração é decisivo para a adequada aproximação das Sagradas Escrituras. De fato, uma interpretação dos sagrados  textos que desconsidera ou esquece sua inspiração não leva em consideração a sua mais importante e preciosa característica, ou seja, a proveniência de Deus. Na minha exortação apostólica pós sinodal Verbum Domini, recordei, além disso, que os Padres Sinodais colocaram em evidência o tema da inspiração, esteja conectado também ao tema da verdade das escrituras. Por isto, uma aprofundamento da dinâmica da inspiração levará sem dúvida também a uma maior compreensão da verdade contida nos livros sacros.

Para o carisma da inspiração, os livros da Sagrada Escritura têm uma força de apelo direto e concreto. Mas a Palavra de Deus não está presa na escrita. Se, de dato, o ato da Revelação se concluiu com a morte do último apóstolo, a Palavra revelada continuou a ser anunciada pela viva Tradição da Igreja. Por esta razão a Palavra de Deus fixada nos textos sacros é um depósito inerente no interior da Igreja, mas se torna regra suprema de sua fé e potência de vida. A tradição que provém dos apóstolos progride com a assistência do Espírito Santo e cresce com a reflexão e o estudo dos crentes, com a experiência pessoal de vida espiritual e a pregação dos bispos (cfr. Dei Verbum).

Ao estudar o tema da "Inspiração e Verdade da Bíblia",a Pontifícia Comissão Bíblica é chamada a oferecer o sua específica e qualificada contribuição a este necessário aprofundamento. É, de fato, essencial e fundamental para a vida e para a missão da Igreja, que os textos sacros sejam interpretados segundo sua natureza: a Inspiração e a Verdade são características constitutivas desta natureza. Por isso, o vosso empenho terá uma verdadeira utilidade para a vida e para a missão da Igreja.

Com o desejo a cada um de vocês de um frutuoso prosseguimento dos vossos trabalhos, gostaria, enfim, de exprimir o meu vivo apreço pela atividade desenvolvida pela Comissão Bíblica, empenhada a promover a consciência, o estudo, a acolhida da Palavra de Deus no mundo. Com tais sentimentos, confio cada um de vós à materna proteção da Virgem Maria, que com toda a Igreja invocamos como Sedes Sapientiae, e de coração dirijo-lhe, venerado irmão, e a todos os membros da Pontifícia Comissão Bíblica uma especial benção Apostólica.

Do Vaticano, 18 de abril de 2012.

 

        

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo