Covid-19

Fundo de emergência criado pelo Papa envia auxílio à África e à América Latina

A ajuda enviada pelo Fundo POM atenderá diversas dioceses e instituições religiosas que sofrem com a difícil condição econômica

Da Redação, Agência Fides

A pandemia de Covid-19, que há meses marca a vida de povos de todos os continentes, também impõe sérios limites à vida das comunidades eclesiais que enfrentam dificuldades e situações frequentemente dramáticas. Para apoiar as Igrejas dos países missionários diante da emergência de Covid-19, o Papa Francisco criou um fundo de emergência nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), que atende a pedidos de dioceses de todo o mundo. A última ajuda foi enviada à África e à América Latina.

Obras que receberam apoio

As Clarissas do Mosteiro “Maria, Mãe e Rainha” em Lilongwe, Malawi, oferecem com suas orações uma contribuição valiosa para a vida da Igreja e do país, apoiando espiritualmente a missão. Elas, geralmente, obtêm seu sustento das pequenas ofertas dos fiéis que se juntam à oração na capela do mosteiro. Com o fechamento das igrejas, imposto para conter a pandemia, as 31 freiras encontram-se sem meios econômicos também para pagar os custos atuais de consumo do mosteiro e atender às necessidades básicas, por isso receberam ajuda da emergência das Pontifícias Obras Missionárias.

A diocese de Kwito-Bié, em Angola, costuma ajudar muitas pessoas pobres, mas a situação criada após a pandemia tornou impossível continuar esse serviço de caridade para paróquias e missões. A ajuda enviada pelo Fundo POM permitirá à diocese, em particular, apoiar a Rádio Ecclesia, uma ferramenta fundamental para garantir a comunicação e a animação espiritual neste período de isolamento.

A Arquidiocese de Yaoundé, Camarões, compreende a capital política do país, por isso é uma encruzilhada para muitas pessoas que vão para o trabalho ou outros negócios, tornando-o um dos lugares mais expostos à pandemia. Os esforços dos serviços de saúde da diocese para prevenção da saúde são limitados e não podem atender às muitas necessidades de uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes. A necessidade mais urgente relatada ao Fundo diz respeito ao saneamento das instalações e à conscientização dos fiéis das 162 paróquias e dos 23 centros eucarísticos da diocese para a luta contra o coronavírus.

Leia também:
.: Bangladesh recebe ajuda do Fundo Covid-19 criado pelo Papa
.: Fundo criado pelo Papa socorre populações no Níger, Gâmbia e Zâmbia
.:Papa faz doação para Pontifícias Obras Missionárias
.:Fundo criado pelo Papa envia recursos a Benin, Madagascar e Senegal

A diocese de Ngaoundéré está localizada no norte dos Camarões, os católicos representam 20% da população. A maioria das 26 paróquias está localizada na área rural, não apenas para evangelização, mas também para ajudar a melhorar as condições de vida dessa população por meio de escolas e centros de saúde. Padres, religiosos, seminaristas, catequistas, animadores de comunidades eclesiais contribuem generosamente para a ação da Igreja.

Em março, o primeiro caso de Covid-19 foi registrado e, portanto, todas as disposições destinadas a conter a pandemia foram emitidas, tanto pelo Estado como pela Igreja. A maioria da população, portanto, ficou privada de sua renda mensal. O encerramento das reuniões de oração e catequese não permitiu mais, entre outras coisas, coletar ofertas para o sustento de paróquias e pastorais.

A Casa de Repouso idosos São Pedro Claver, localizada no Vicariato Apostólico de San Andrea, Providencia e Santa Catalina, na Colômbia, não possui mais recursos para ajudar seus hóspedes. Normalmente, um festival de comida é organizado anualmente para coletar contribuições e ofertas, mas após a pandemia deste ano não foi possível. Dos 38 idosos hospedados, nem todos são capazes de contribuir economicamente para o gerenciamento da casa. A ajuda enviada pelo Fundo de Emergência do POM será usada para apoiar alguns padres que não têm mais meios de subsistência e que até agora também haviam contribuído para as despesas do Vicariato.

No Vicariato Apostólico de Camiri, Bolívia, este ano de 2020 é celebrado o 25º aniversário do nascimento do clero diocesano, que se juntou aos missionários a serviço desta Igreja local em território missionário. Nas paróquias, sempre foram feitos esforços para conscientizar os fiéis da necessidade de se sustentarem economicamente, mantendo as estruturas e os agentes pastorais a serviço da comunidade.

Leia também:
.: Papa cria fundo emergencial para trabalhadores e doa um milhão de euros
.: Fundo criado pelo Papa ajudará 1800 famílias pobres de Roma

Durante esse período de pandemia, várias formas de ajuda solidária foram promovidas para pessoas em dificuldade, mas com as igrejas fechadas e o medo de contágio, não é possível coletar ofertas entre os fiéis. A ajuda do Fundo POM irá para serviços básicos e atividades pastorais nas paróquias realizadas por padres e religiosos diocesanos, bem como para as famílias de alguns catequistas em dificuldade.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo