150 anos

Esporte ajuda a cultivar os valores da vida, diz Papa a ginastas

Papa Francisco recebeu neste sábado a Federação Italiana de Ginástica

Da redação, com Vatican News

Francisco recebeu em audiência membros da Federação Italiana de Ginástica./ Foto: Vatican Media

O Santo Padre recebeu em audiência na manhã deste sábado, 28, na Sala do Consistório, no Vaticano, cerca de 70 membros da “Federação Italiana de Ginástica”, por ocasião dos seus 150 anos de atividades.

A Federação, fundada em 1869, tem como objetivos principais promover a educação física, salvaguardar o bem-estar físico e esportivo, promover atividades de ginástica amadora, preparar os atletas para participar dos Jogos Olímpicos e de todas as competições internacionais e nacionais.

Em sua saudação, o Papa recordou 150 anos de fundação da instituição, cuja finalidade é promover a cultura do esporte por meio da educação física, acrescentando:

“A presença das Associações esportivas na sociedade não tem apenas a função de promover e organizar atividades esportivas, mas também de suscitar uma mentalidade que, através do esporte, possa promover o desenvolvimento integral da pessoa humana e a amizade social”.

Trata-se, explicou Francisco, de compreender e viver o esporte, não apenas como fonte de bem-estar físico, mas como ideal de vida corajoso, positivo e otimista. Nesse sentido, o esporte torna-se uma experiência educacional que leva, sobretudo, as novas gerações a cultivar os valores da vida: amor à lealdade e à justiça, o gosto pela beleza e a bondade, a busca da liberdade e da solidariedade. E o Papa ponderou:

“Em nossos dias, o sistema do esporte parece, às vezes, condicionado pela lógica do lucro, por um espírito competitivo exagerado e, infelizmente, também por atitudes violentas. Diante destes aspectos negativos, os líderes e atletas, animados pela fé cristã, podem dar testemunho do poder de humanizar do Evangelho, mesmo nos círculos esportivos e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais fraterna”.

O Santo Padre concluiu seu pronunciamento aos membros da Federação Italiana de Ginástica fazendo votos de que possam viver sempre o esporte com lealdade e espírito competitivo saudável. Isto os ajudará a enfrentar as competições da vida, com coragem e honestidade, com alegria e confiança serena no futuro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo