Mensagem

Em tweet, Papa recorda dia de Nossa Senhora do Carmo

Igreja celebra, nesta quinta-feira, 16, o Dia de Nossa Senhora do Carmo

Da redação

Dia de Nossa Senhora do Carmo é comemorado hoje./ Foto: Denise Claro

A Igreja celebra, nesta quinta-feira, 16, o Dia de Nossa Senhora do Carmo. Papa Francisco recordou a data com uma mensagem no Twitter nesta manhã.

“Nossa Senhora do Carmo, nossa Mãe, ajuda-nos a ter mãos inocentes e um coração puro, a não pronunciar uma mentira e a não falar em detrimento de outras pessoas. Assim poderemos subir o monte do Senhor e obter sua bênção, sua justiça, sua salvação”, diz o tweet.

Entenda a devoção

A devoção a Nossa Senhora do Carmo surgiu com os primeiros eremitas do Monte Carmelo, que construíram, no meio de suas celas, um oratório dedicado a Nossa Senhora, venerando a Mãe de Deus como modelo da vida contemplativa e apostólica. A partir de então, a Virgem Maria do Monte Carmelo foi considerada como modelo e apelo luminoso de comunhão íntima com Deus e de compreensão amorosa dos divinos mistérios  é venerada não apenas pelos Carmelitas, mas também por uma imensa multidão de fiéis espalhados pelo mundo inteiro, como Rainha e formosura do Carmelo.

O culto sob essa invocação, que é prestado a Santíssima Virgem Maria, remonta às origens da ordem Carmelita, cuja tradição o relaciona com a nuvem branca avistada do alto do monte Carmelo, enquanto o profeta Elias pedia insistentemente a Deus que desse fim a uma terrível seca. Desta devoção surgiu também a tradição de uso do escapulário, o hábito dos carmelitas, símbolo expressivo da sua ação maternal em favor de todos aqueles que professam sua devoção e a escolhem para sua padroeira especial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo