Perspectivas para o futuro

Diálogo inter-religioso e Papa Francisco: bispo comenta relação

O Papa Francisco recebeu nesta quarta-feira, 20, na Sala Clementina, as delegações ecumênicas e de outras religiões que foram a Roma para a Missa de início de seu pontificado, realizada nesta terça-feira, 19. O pontífice teve a oportunidade de se encontrar com o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, o Metropolita Hilarion, do Patriarcado de Moscou, os delegados de Igrejas, comunidades eclesiais e organismos ecumênicos internacionais e o Diretor do Congresso Judaico Latino-americano, o argentino Claudio Epelman.

Acesse
.: Papa Francisco recebe representantes de outras religiões

Mas quais são as perspectivas que se abrem para o diálogo inter-religioso e ecumênico com a eleição de um Papa que provém da América Latina? O presidente da Comissão Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religiosos da CNBB, Dom Francisco Biasin, comenta essa relação. Ele acredita que Francisco, sendo da Argentina e, portanto, tendo esta cultura includente, aberta e dialogante, tem algo a mais em relação ao diálogo inter-religioso. "Em Buenos Aires, por sinal, tem uma forte comunidade islâmica e, sobretudo, judaica. A Sinagoga de Buenos Aires é muito famosa. Pelo que me consta, ele teve sempre uma relação muito aberta, muito dialogante", disse o bispo.

Dom Biasin destacou ainda a grande abertura em relação aos hebreus e com o mundo islâmico. Ele recordou que, alguns anos atrás, aconteceu em Buenos Aires um encontro de neopentecostais com a Igreja Católica, ocasião em que o então arcebispo, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, ajoelhou-se no estádio e pediu a benção aos pastores sobre ele.

"Portanto, o gesto que ele fez na sacada da Basílica de São Pedro de pedir a bênção do povo faz parte da personalidade dele, essa atitude dialogante, sobretudo de uma fé vivida em comum em tudo quanto é possível, respeitando naturalmente as diversas tradições religiosas e eclesiais. Para mim, a escolha deste novo Papa, além de ser uma surpresa para o mundo todo, é uma surpresa de Deus para nós".

Dom Biasin finalizou expressando sua convicção na esperança cristã, que já uma certeza, de que o diálogo ecumênico e inter-religioso será muito potencializado dentro da Igreja e trará frutos muito grandes e muito ricos entre todas as tradições cristãs e no diálogo também com as outras religiões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo