23 e 24 junho

X Workshop Internacional de Turismo Religioso acontece em Fátima

Neste ano de 2022, se espera mais turistas comparado aos anos anteriores 

Da Redação, com Santuário de Fátima 

Santuário de Fátima, em Portugal / Foto: Canção Nova

O Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, acolhe, nos dias 23 e 24 de junho, o X Workshop Internacional de Turismo Religioso promovido pela Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com o Município de Ourém, o Município da Guarda e o Santuário de Fátima.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, dirigiu uma palavra de boas-vindas a todos os participantes. “Ao longo de 10 anos a atenção ao turismo religioso deu frutos, e hoje podemos afirmar que passou a receber uma cada vez maior atenção, e muito se deve a esta iniciativa”, afirmou.

Em 2017, ano do Centenário das Aparições, foi registrado cerca de 9 milhões de peregrinos e, em 2018, cerca de 7 milhões participaram das celebrações. Em 2019, registraram-se em média 6 milhões de peregrinos.

“No ano de 2020, houve o registo de apenas 1,4 milhões de peregrinos, e em 2021, 2,5 milhões de peregrinos, números aquém dos assinalados anteriormente”, lembrou o sacerdote.

Turismo religioso 

No contexto do turismo religioso, Fátima é uma realidade cada vez mais global, como se verificou no Centenário das Aparições e como se vai evidenciar a Jornada Mundial da Juventude, em 2023.

Sendo um encontro mundial, constitui uma oportunidade única para acolher os jovens, deixando o desejo de voltar a Fátima.

O bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, Dom Américo Aguiar, falou de alguns aspetos práticos deste encontro mundial de jovens.

Lembrou também que muitos jovens irão ter a experiência de Fatima, inclusive o Papa, que por diversas vezes manifestou a sua vontade de regressar à Cova da Iria.

O Workshop Internacional de Turismo Religioso tem como principais objetivos promover uma bolsa de contatos de negócio entre os participantes, promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de Turismo Religioso e reforçar a importância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo