Alerta

Vulcão entra em erupção na Indonésia

O vulcão do Monte Merapi, na Indonésia, entrou em erupção nesta terça-feira, 26, informou o chefe da agência de vulcanologia do país, um dia após milhares de moradores terem sido retirados de vilarejos próximos, na ilha de Java.

O pico do Monte Merapi estava coberto de fumaça, de acordo com um fotógrafo da Reuters, o que tornava impossível ver se havia derramamento de lava.  

No entanto, uma chuva de cinzas assustou moradores que ainda permaneciam perto do vulcão.

"Eles não conseguem ver a montanha, mas as cinzas estão por toda parte, então eles estão saindo em pânico", disse o fotógrafo.

"As pessoas estão gritando. Centenas estão fugindo", afirmou, acrescentando que o local tinha um forte cheiro de fumaça.

O chefe do centro de mitigação de desastres geológicos e de vulcões na Indonésia, Surono (no país, normalmente se usa apenas um nome), disse que a erupção do Merapi começou à noite, um dia após a agência ter elevado seu alerta para o nível máximo de risco.

Não há informação sobre vítimas. As autoridades tentam desde segunda-feira, 25,  retirar mais de 11 mil pessoas que moram em vilarejos nos arredores do vulcão.

Uma erupção em 1994, com derrame de lava vulcânica, matou 70 pessoas. Em 1930, provocou a morte de 1.300 pessoas.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo