Distração

Vídeos de Maradona e Pelé devem animar mineiros no Chile

Vídeos de estrelas do futebol como Pelé e Maradona serão enviados para animar a espera dos 33 operários que, na quinta-feira, 26, completaram três semanas presos numa mina no Chile, enquanto familiares e agentes do resgate buscam formas de aumentar o contato com eles.

Os mineiros, que estão sendo preparados para uma longa espera, mas que ainda não sabem com precisão que o resgate demorará ao menos três meses, aguardam uma câmera que será enviada para que façam imagens. Um dos objetivos é ver se têm ferimentos.

Wilson Avalos, tio de dois dos mineiros que estão presos, Renán e Florencio, planeja deixar a espera mais agradável com vídeos, e o futebol é a solução.

"São muito fanáticos pelo esporte, vamos ter que enviar vídeos dos ídolos deles … Vamos mandar vídeos de Diego Armando Maradona, Ronaldinho e Pelé. São muito fanáticos por eles", disse Avalos à Reuters.

O grupo de socorristas também estuda a possibilidade de estabelecer comunicações telefônicas entre os mineiros a 700 metros de profundidade e seus familiares, que as poucos começam a deixar "La Esperanza", um improvisado acampamento na pequena mina de cobre e ouro San José, ao norte do Chile.

"Seria interessante ter (uma linha até eles) em casa. Poderia dar mais força a eles e também dar tranquilidade. É preciso ter muito cuidado com o que se vai dizer", declarou Avalos.

O acidente fez soar um sinal de alerta sobre a segurança no principal produtor mundial de cobre.

Jorge Pavletic, integrante da Sociedade Nacional de Mineração, disse na quinta-feira que o regulador do setor Sernageomin determinou o fechamento de 30 pequenas minas, o que classificou como um exagero por parte das autoridades.

"Esta é uma caça às bruxas que precisa terminar", disse Pavletic. "Não estamos levando as pessoas ao matadouro".

Um porta-voz do Sernageomin afirmou que não tinha informação sobre a medida.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo