Lançamento

Vaticano publica questionário online em preparação ao sínodo dos jovens

Questionário está disponível em português e é direcionado aos jovens de 16 a 29 anos

Da redação, com agências

Questionário online está disponível em diversas línguas, inclusive português, e é dirigido aos jovens de 16 a 29 anos / Foto: Site Oficial Sínodo dos Jovens

Foi lançado nesta quarta-feira, 14, o site youth.synod2018.va da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos do Vaticano, para favorecer a participação dos jovens de todo mundo na preparação da 15ª Assembleia Geral Ordinária.

O evento sinodal acontecerá em outubro de 2018 e será dedicado ao tema “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O site disponibiliza um questionário online em diversas línguas, inclusive português, dirigido aos jovens de 16 a 29 anos. Uma oportunidade para eles serem ouvidos, expressarem-se e contarem quem são, motiva a página do Sínodo.

Entre os temas do questionário, há perguntas sobre se o jovem deve ter um papel ativo na política de seu país; que influência a família, os amigos, a escola, os meios de comunicação e a formação religiosa tiveram em seu crescimento pessoal; qual a idade certa para ter filhos; se querem ter filhos e quantos; o que pensam de deixar a casa dos pais e com que idade; se acreditam em algum tipo de religião; e que influência têm as redes sociais em suas vidas.

As respostas deverão chegar à Secretaria Geral do Sínodo até o dia 30 de novembro de 2017. Segundo o órgão, o questionário será de grande utilidade no caminho de preparação do evento sinodal e farão parte da ampla consulta que a Secretaria Geral está desenvolvendo ao povo de Deus, através de cada diocese.

O secretário geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, ex-Núncio Apostólico no Brasil, enviou uma carta à CNBB para divulgar o lançamento da página. Ele motiva ainda as conferências episcopais a promover espaços de partilhas das iniciativas jovens em vista da preparação do Sínodo em nível paroquial, diocesano e nacional e, pede que estas partilhas sejam divulgadas no site através de documentos, notícias, artigos, vídeos ou fotos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo