Para os mais necessitados

Vaticano oferece serviço gratuito de podologia em ambulatório

Calos e unhas encravadas são incômodos para moradores de rua, que agora contam com o serviço gratuito de podologia oferecido pelo Vaticano

Da Redação, com L’Osservatore Romano

Mais um serviço da esmolaria apostólica já está em funcionamento no Vaticano para atender os mais necessitados. Desde esta segunda-feira, 14, o ambulatório médico na Praça São Pedro está oferecendo um primeiro atendimento para enfermidades frequentemente relacionadas aos pés, como calos e unhas encravadas, um dos incômodos para quem é morador de rua.

A estrutura está montada ao lado do serviço de chuveiros e barbearia, também oferecidos pela esmolaria apostólica, o órgão que cuida da caridade direta do Papa. Segundo o esmoleiro pontifício, Dom Konrad Krajewski, o serviço é gratuito e garantido pela Associação italiana de podólogos.

O projeto é guiado por Mauro Montesi, professor e coordenador do curso de formação em podologia da Universidade La Sapienza de Roma e presidente da Associação italiana de podólogos. Ele informou que, para o momento, está prevista a presença na segunda-feira, das 8h30 às 12h, de um especialista e de três estudantes do terceiro ano do curso de podologia. Aos poucos, a assistência deve ser ampliada.

Num futuro breve, o objetivo é a aquisição de mais aparelhos médicos, como para o tratamento das onicocriptoses, de maneira que se possa intervir eficazmente nas patologias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo