Specola Vaticana

Vaticano muda sede de Observatório Astronômico

Um antigo mosteiro nos jardins do Palácio Apostólico de Castelgandolfo será a nova sede da Specola Vaticana, o observatório astronómico da Santa Sé, informou a agência de notícias italiana ANSA.

Durante 70 anos, o observatório ficou no interior do palácio que é residência de férias dos pontífices. Em cada andar era guardada uma parte dos materiais e documentos.

De acordo com o diretor do Observatório, padre argentino José Funes, "o problema do espaço se tornou urgente", principalmente com a previsão da entrada de novos jesuítas nos próximos cinco anos.

A biblioteca, por exemplo, ficava nos dois últimos andares do edifício. Além de uma coleção de meteoritos, este espaço guarda cerca de vinte e dois mil volumes, com obras de Copérnico, Galileu, Newton e Kepler, entre outros.

O laboratório e as fotografias de observações feitas entre 1895 e 1979 eram guardados no piso térreo, onde também eram ministradas as aulas da "Escola de Verão". Já as salas dos jesuítas responsáveis pela Specola estavam entre o segundo e o último andar.

"Transferir as coleções da biblioteca da Specola Vaticana foi um grande desafio logístico", ressaltou Funes, comentando a mudança.

Histórico

As origens do Observatório remontam a 1578, quando Gregório XIII erigiu no Vaticano a Torre dos Ventos e convidou os jesuítas astrónomos e matemáticos do Colégio Romano a preparar a reforma do calendário, que foi promulgada em 1582.

Desde dessa época, o Vaticano apoiou a pesquisa astronómica, tendo sido fundados, com o apoio do papado, três observatórios: Colégio Romano (1774-1878), Capitólio (1827-1870) e Specola Vaticana (1789-1821). Foi na continuidade desta tradição e em resposta às acusações dirigidas contra a Igreja de ser contrária ao progresso científico, que Leão XIII refundou, em 1891, o Observatório do Vaticano, localizado num monte situado perto da Basílica de São Pedro. Os colaboradores desta instituição eram originários de diversas ordens religiosas.

Com a generalização da luz eléctrica, as noites de Roma se tornaram gradualmente mais luminosas, dificultando as observações noturnas. Por este motivo, o Papa Pio XI determinou que o observatório fosse transferido para a residência de Verão dos pontífices, em Castelogandolfo, a cerca de 25 quilómetros a sudeste de Roma.

Confiadas aos jesuítas, as instalações começaram a funcionar nos anos 30 do século passado, sendo adquiridos dois novos telescópios e um laboratório para análise espectroquímica.

Devido ao crescimento de Roma e das regiões vizinhas, o céu de Castelgandolfo se tornou mais iluminado, sendo, portanto, em 1981, fundado um segundo centro de pesquisa em Tucson, Arizona, Estados Unidos.

A parceria com o Observatório Steward, da Universidade do Arizona, possibilita o acesso dos astrónomos do Vaticano a todos os telescópios geridos por aquela instituição. Os dois organismos terminaram em 1993 a construção do "Telescópio Vaticano de Tecnologia Avançada", primeira etapa de um projeto que prevê a edificação de alguns dos maiores e mais sofisticados equipamentos astronómicos do mundo. O Observatório considera que a localização destes aparelhos, no Monte Graham, é "provavelmente" a melhor dos Estados Unidos continentais.

Uma instituição aberta ao exterior

A Specola Vaticana desenvolve as suas pesquisas em colaboração com institutos da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Finlândia, Itália, Lituânia, África do Sul, Estados Unidos, entre outros. O Observatório também acolhe cientistas que colaboram nas investigações em curso.

De dois em dois anos, a sede de Castelgandolfo organiza uma Escola de Verão, que, durante um mês, recebe 25 estudantes de várias partes do mundo.

Além do relatório anual, que é distribuído a cerca de 400 institutos, o Observatório publica a revista Studi Galileiani, sobre as pesquisas em torno dos estudos de Galileu e Copérnico.

O financiamento do organismo é assegurado pela Santa Sé, mas os programas especiais, como os realizados nos Estados Unidos, contam com as contribuições de benfeitores, através da Fundação do Observatório Vaticano.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo