Declaração

Vaticano: matar invocando religião é derrota da humanidade

Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso emitiu declaração reiterando abertura para o diálogo com muçulmanos, agora mais do que nunca

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

“Ainda há espaço para dialogar com os muçulmanos? Sim, mais do que nunca”, é o que afirma uma declaração emitida pelo Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso nesta quarta-feira,22.

A declaração faz referência ao atual quadro de perseguição religiosa aos cristãos e demais minorias e ressalta que a grande maioria dos muçulmanos não se reconhece nas barbáries em curso. O Pontifício Conselho se une ao Papa Francisco para condenar a violência que procura uma justificativa religiosa, já que o Onipotente é Deus da vida e da paz.

O órgão vaticano constata que a palavra “religião” é hoje associada à palavra “violência”, ao passo que os fiéis devem demonstrar que as religiões são chamadas a ser arautos de paz, não de violência.

“Matar invocando uma religião não é somente ofender Deus, mas é também uma derrota da humanidade”, afirma o Pontifício Conselho, lamentando a radicalização do discurso comunitário e religioso que se constata, nos últimos tempos, com a consequente estigmatização dos muçulmanos e de sua religião.

O Vaticano enfatiza que essa é uma situação para reforçar a fraternidade e o diálogo. “Continuar a dialogar, mesmo quando se faz a experiência da perseguição, pode se tornar um sinal de esperança. Não é que os crentes queiram impor sua visão da pessoa e da história, mas querem propor o respeito das diferenças, a liberdade de pensamento e de religião”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo