Combate à lavagem de dinheiro

Vaticano faz acordo de vigilância financeira com Argentina

A Autoridade de Informação Financeira da Santa Sé assinou,  nesta terça-feira, 24, um documento de combate à lavagem de dinheiro e ao terrorismo.

Da Redação, com vatican.news

A Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano formalizou, nesta terça-feira, 24, sua cooperação bilateral com a Argentina, com a assinatura de um Protocolo de Intenções.

O Protocolo (Memorandum of Understanding – MOU) foi firmado no Palácio São Carlos, pelo Diretor da AIF, René Bruelhart e pelo Presidente da “Unidade de Informação Financeira (UIF) da Argentina, José Sbattella.

“Este é um passo importante na expansão da rede no compromisso global para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento ao terrorismo. Confiamos numa frutífera cooperação com a Argentina, que será positiva para ambas as partes”, observou Bruelhart.

O Protocolo de Intenções é uma prática padrão que formaliza a cooperação e a troca de informações financeiras entre as autoridades competentes dos países envolvidos, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

O documento é redigido com base no modelo predisposto pelo Egmont Group, a organização mundial das Unidades de Informação Financeira, e contém cláusulas de reciprocidade, sigilo e uso consentido das informações.

A AIF tornou-se membro do Egmont Group no mês de julho de 2013 e já firmou Protocolos de Intenção com as Unidades de Informações Financeiras de mais de 12 países, entre os quais o Reino Unido, os Estados Unidos, a França, a Espanha, Itália e Alemanha.

A AIF é a autoridade competente da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano na luta contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo. Foi instituída por Bento XVI em 2010.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo