Santa Sé

Vaticano estranha notícias sobre investigação judicial a Tedeschi

O Vaticano manifestou nesta terça-feira, 21, a “perplexidade e estranheza” perante as notícias que dão conta de uma investigação judicial a Ettore Gotti Tedeschi, presidente do Instituto para as Obras Religiosas (conhecido como o Banco do Vaticano).

A Procuradoria de Roma suspeita de branqueamento de capitais, num processo que já levou ao congelamento de 23 milhões de euros, acusando o IOR de ter omitido dados informativos.

Normas adotadas em 2007 obrigam os bancos a fornecer a identidade dos autores e a natureza da transação, para prevenir terrorismo e lavagem de dinheiro.

“A Santa Sé manifesta perplexidade e estranheza pela iniciativa da Procuradoria de Roma, tendo em conta que os dados informativos necessários já estão disponíveis junto do serviço competente do Banco de Itália e operações análogas têm lugar correntemente com outros institutos de crédito italianos”, pode ler-se em comunicado divulgado pelo site do Vaticano.

Em causa está a alegada omissão, por parte de dois responsáveis do banco, dos nomes dos autores de transações financeiras suspeitas.

Em comunicado oficial, a Secretaria de Estado do Vaticano lembra a sua “clara vontade” de gerir com “plena transparência o que respeita às operação financeira do Instituto para as Obras Religiosas”.

A nota assinala que o Vaticano “respeita todos os procedimentos financeiros destinados a prevenir terrorismo e branqueamento de capitais”.

O Instituto para as Obras Religiosas, pode ler-se, tem levado adiante os “encontros e contatos necessários” com os organismos competentes para a sua entrada na chamada “White List”.

O comunicado conclui com uma manifestação de "total confiança” em Ettore Gotti Tedeschi e também em Paolo Cipriani, diretor-geral do IOR.

Apesar de ser conhecido popularmente como o “Banco do Vaticano”, o IOR não tem objetivos especificamente bancários, pois os seus lucros são destinados a atividades religiosas e foi definido como uma "entidade central" da Igreja pelo Tribunal de Primeira Instância da Santa Sé, em 1987.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo