Prevenção e combate

Vaticano e Santa Sé implementam novas regras financeiras

A Sala de Imprensa da Santa Sé apresentou as novas normas sobre prevenção e combate à atividade ilegal no campo financeiro e monetário no Estado do Vaticano e na própria Santa Sé na manhã desta quinta-feira, 30.

As publicações apresentadas foram:

 – a Carta Apostólica em forma de Motu Proprio do Papa Bento XVI;
 – o Estatuto da Autoridade de Informação Financeira (AIF);
 – a Lei relacionada à prevenção e combate à lavagem de dinheiro proveniente de atividades criminosas e que financiam o terrorismo;
 – a Lei sobre fraude e contrafacção de notas e moedas de euro;
 – a Lei relativa a denominações, especificações, reprodução, substituição e retirada de circulação de notas de euro e implementação de medidas contra a reprodução irregular de notas de euro e substituição de notas de euro;
 – a Lei relativa à face, valores unitários e especificações técnicas, bem como a propriedade dos direitos autorais sobre faces nacionais das moedas em euro destinadas à circulação.

Os documentos seguem as orientações da Convenção Monetária entre o Estado da Cidade do Vaticano e a União Europeia, de 17 de dezembro de 2009.

O processo de formulação das leis foi conduzido com a assistência de um Comitê misto, previsto pelo artigo 11 da Convenção Monetária, composto por representantes do Estado da Cidade do Vaticano e da União Europeia.

Leia mais
.: Movimentação financeira no Vaticano terá novas regras
.: Vaticano estranha notícias sobre investigação judicial a Tedeschi

Santa Sé

A normatização não afetou apenas o Estado da Cidade do Vaticano. A Santa Sé – distinta do Estado da Cidade do Vaticano -, à qual estão vinculados os entes e organismos que atuam em diversos campos, recebeu como própria a  Lei relacionada à prevenção e combate à lavagem de dinheiro proveniente de atividades criminosas e que financiam o terrorismo. Isso aconteceu através da Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio para a prevenção e luta contra atividades ilegais nas questões financeiras e monetárias.

Com essa carta, o Papa Bento XVI estabelece:

– a Lei do Estado da Cidade do Vaticano e suas alterações posteriores têm validade também para os "Dicastérios da Cúria Romana e para todas as organizações e organismos dependentes da Santa Sé", incluindo o Instituto para as Obras de Religião (IOR), reafirmando o compromisso do mesmo em operar de acordo com princípios e critérios internacionalmente reconhecidos;

– constitui-se a Autoridade de Informação Financeira (AIF), órgão autônomo e independente com incisivos objetivos de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo em relação a qualquer sujeito, pessoa física ou jurídica, ente ou organismo de qualquer natureza do Estado Cidade do Vaticano, dos Dicastérios da Cúria Romana e de todos os Organismos e Entidades dependentes da Santa Sé;

– delegam-se aos organismos judiciários competentes do Estado da Cidade do Vaticano executar, pelo crime de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, a jurisdição penal sobre os assuntos antes mencionados.

A AIF, cujo presidente e membros do Conselho de Administração são nomeados pelo Santo Padre, é chamada a emanar complexas e delicadas regras de atuação, indispensáveis para garantir que os assuntos da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano respeitem as novas e importantes obrigações de combate à lavagem de dinheiro e antiterrorismo a partir de 1º de abril de 2011, data da entrada em vigor da lei.

De acordo com o Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, a nova legislação "faz parte do compromisso da Sé Apostólica para a construção de uma sociedade civil justa e honesta. Em nenhum momento se podem, portanto, ignorar ou minimizar os grandes 'princípios da ética social, como transparência, honestidade e responsabilidade' (cf. Bento XVI, Encíclica Caritas in veritate, 36)".

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo