Jornada Mundial da Juventude

Vaticano apresentará novos detalhes sobre a JMJ Rio 2013

Na próxima segunda-feira, 2, o Pontifício Conselho para os Leigos, órgão vaticano que coordena as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJs) apresentará novas informações para a JMJ Rio 2013.

A coletiva de imprensa está marcada para às 11h30, horário de Roma (6h30 em Brasília), na Sala João Paulo II e será conduzida pelo presidente do dicastério Cardeal Stanislaw Rylko, pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta e pelo presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro da Silva.

Desde a quarta-feira, 28, todos os responsáveis pelas JMJs estão reunidos no Encontro Internacional sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, em Rocca di Papa, que fica na grande Roma, Itália.

Cerca de 350 pessoas de 98 países, entre elas representantes de 45 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos, estão neste encontro que termina no domingo, 1º de abril.

De acordo com o coordenador da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado, no primeiro dia de trabalhos do encontro, os representantes da JMJ de Madri apresentaram sua avaliação do evento realizado em agosto de 2011.

Nesta quinta-feira, 29, será a apresentação da Jornada do Rio de Janeiro e na sexta-feira, 30, terceiro dia do encontro, haverá um estudo em nível mundial sobre a presença da Igreja junto aos jovens, hoje a chamada Pastoral Juvenil.

Na Missa do Domingo de Ramos, presidida pelo Papa Bento XVI, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral, Diácono Arnaldo Rodrigues, servirá na Celebração. A Missa será transmitida às 4h30 (horário de Brasilia) pela TV Canção Nova.

Alguns representantes da delegação da Comissão Organizadora Local (COL) chegaram antes a Roma, na quinta-feira, 22, para uma série de compromissos. Segundo padre Márcio Queiroz, diretor do Setor de Comunicação, eles visitaram diversas congregações e todos os organismos que estão diretamente ligados à JMJ, além do sistema de comunicação do Vaticano e o Pontifício Conselho para as Comunicações.

“Graças a Deus temos tido bons resultados nesses encontros. Todos demonstram muita alegria em nos receber e estão dispostos a colaborar conosco nessa empreitada para a Jornada Mundial da Juventude”, ressaltou padre Queiroz.

Jantar na embaixada brasileira

Padre Zezinho também está no encontro das lideranças juvenis em Roma e conduzirá a ‘festa’ brasileira durante o evento. Está prevista para esta sexta-feira, 30, uma apresentação, depois do jantar promovido pela embaixada brasileira junto a Santa Sé.  

No show, padre Zezinho cantará em seis idiomas e a plateia será composta por delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo.

Mais informações na reportagem de Danusa Rego

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo