Reformas

Vaticano apresenta mudanças na administração econômica

O presidente da Secretaria para a Economia apresentou, nesta quarta-feira, 9, um relatório com as reformas que serão realizadas no sistema econômico-administrativo da Santa Sé

Liliane Borges
Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Reforma administração Vaticano

Entre as novidades, está a incorporação das Mídias Vaticanas à Secretaria para a Economia / Foto: Rádio Vaticano

A Sala de Imprensa da Santa apresentou,  nesta quarta-feira, 9, um relatório sobre os trabalhos realizados pela Secretaria para a Economia  e mudanças realizadas no campo financeiro e administrativo do Vaticano.

A coletiva foi presidida pelo presidente da nova Secretaria, Cardeal Georg Pell, e membros do campo econômico da Santa Sé. O Cardeal apresentou as modificações que serão realizadas pela Secretaria para Economia e os novos procedimentos do Vaticano.

Entre as modificações, está a substituição do presidente do Instituto para Obras Religiosas (IOR), o Banco do Vaticano, Ernst von Freyberg. O alemão foi substituído pelo francês Jean-Baptiste de Franssu. Geor Pell, destacou que Freyberg colaborou com excelência nas atividades de reforma da primeira fase, tendo ajudado a estabelecer a real finalidade do Banco Vaticano.

Sobre a identidade do IOR, o relatório destaca que após as constantes revisões, e com o auxílio do Papa Francisco, as atividades serão concentradas na consulta financeira e sobre serviços de pagamento ao clero, as congregações, dioceses e empregados leigos do Vaticano.

Uma novidade será a incorporação das Mídias Vaticanas, no que diz respeito a gestão financeira e investimentos, à Secretaria para Economia. Foi estabelecida uma comissão para propor uma reforma, entre 12 meses,  das Mídias da Santa Sé.

“Os objetivos são ajustar as mídias da Santa Sé com as  novas tendências do consumo de mídia, para melhorar a coordenação e para alcançar de forma progressiva um corte considerável de gastos. Com base nas experiências positivas com iniciativas recentes, como o aplicativo The Pope e da conta do Twitter do Santo Padre, os canais digitais serão reforçadas para garantir que a mensagem do Papa  alcancem os fiéis de todo o mundo, especialmente os jovens”, enfatiza o relatório.

O Cardeal Georg Pell informou que a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA), passa a integrar a nova Secretaria , de modo a simplificar a gestão e a sua responsabilidade de controle econômico e supervisão dos órgãos da Santa Sé, incluindo as políticas e procedimentos para a aquisição e distribuição de recursos humanos adequados, conforme definido no Motu Proprio,  publicado nesta quarta-feira, 9, pelo Papa Francisco.

A Secretaria para a Economia nomeou também  uma comissão técnica para estudar a situação do sistema previdenciário da Instituição. O Cardeal destaca que a aposentadoria da atual geração está assegurada, porém a nova comissão deverá estudar o sistema previdenciário das futuras gerações em mundo em constante mudanças.

Por fim, o presidente destacou que todas as mudanças e implementações foram acompanhadas e aprovadas pelo Papa Francisco nas constantes reuniões realizadas no Vaticano.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo