GUERRA

Ucrânia: refugiados são presas fáceis para traficantes

A maioria das pessoas que cruzam as fronteiras da Ucrânia para escapar da invasão russa são mulheres e crianças. Há evidências crescentes de uma lacuna perigosa na proteção, pois os traficantes de seres humanos visam os mais vulneráveis

Da redação, com Vatican News

Crise humanitária: crianças e mulheres são as maiores vítimas do tráfico humano no conflito entre Rússia e Ucrânia / Foto: Reprodução Reuters

Mulheres e crianças vulneráveis ​​que fogem da guerra na Ucrânia estão sendo alvo de organizações criminosas que as exploram para sexo, trabalho barato, tráfico de órgãos e mendicidade forçada.

Meninas, jovens mães com seus filhos, crianças desacompanhadas, deficientes e idosos são presas fáceis para os traficantes que os abordam ao cruzar a fronteira ucraniana oferecendo transporte, trabalho ou acomodação.

Petya Nestorova, Secretária Executiva da Convenção de Ação contra o Tráfico de Seres Humanos, diz que o registro adequado e uma melhor triagem são necessários nas fronteiras para manter esses refugiados seguros.

Em entrevista ao Vatican News, Nestorova explicou que o crescente desespero daqueles que cruzam a fronteira, muitos dos quais não têm para onde ir, coincidiu com o aparecimento de suspeitos de traficantes e predadores sexuais.

Nesterova diz que todos os dias sua equipe recebe informações de organizações da sociedade civil e voluntários da linha de frente sobre o risco aumentado de traficantes se aproximarem dos refugiados que cruzam a fronteira.

“Estamos falando de números incrivelmente altos: 3,5 milhões de pessoas, ou até mais, cruzaram as fronteiras da Ucrânia nas últimas quatro semanas. Ouvimos casos de pessoas fingindo ser voluntários que abordam os refugiados recém-chegados. Oferecem-lhes abrigo, alojamento, transporte para se deslocarem para outros países, por vezes oferecendo-lhes dinheiro em troca dos seus passaportes, ou outros tipos de ajuda”, lamentou Nestorova.

Crianças desacompanhadas

“Houve relatos”, acrescenta Nesterova, “de pessoas sendo abusadas sexualmente — jovens em particular — e houve casos de crianças desacompanhadas ou separadas cujo paradeiro é desconhecido”.

Infelizmente, ela explica, a Ucrânia tem um número bastante alto de crianças órfãs, “muitas das quais tiveram que ser evacuadas muito rapidamente do país”. Alguns deles atravessaram a fronteira desacompanhados, nem sempre devidamente registados ou colocados em contato com serviços relevantes.

“Há crianças que não são contabilizadas”, afirma.

Neste meio tempo, houve relatos dando conta de quase cinco mil crianças desaparecidas. Mas o número, segundo Nestronova, pode ter caído.

Redes criminosas exploram crises

Nesterova acrescenta que este é um fenômeno recorrente que, em situações de grandes crises humanitárias, um grande número de redes criminosas organizadas e bem estabelecidas são acionada e se beneficiam da miséria e das dificuldades que os refugiados enfrentam.

Ao mesmo tempo, existem abusadores e oportunistas individuais que estão tirando proveito da situação.

Em ambos os casos “os riscos são de que pessoas vulneráveis ​​desesperadas por assistência, fisicamente e psicologicamente exaustas, doentes, sem comida ou remédios há muito tempo, corram o risco de aceitar ofertas muito bom para ser verdade: é exatamente isso que está acontecendo nesta crise humanitária como nas anteriores que conhecemos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo