TRAGÉDIA

Tumulto em jogo de futebol deixa mortos e feridos na Indonésia

O incidente já é considerado um dos piores da história do futebol mundial; o presidente Joko Widodo ordenou todos os jogos da liga indonésia sejam suspensos

Da redação, com Reuters

Estádio na Indonésia após o tumulto deste sábado, 1º / Foto: Reprodução Reuters

Pelo menos 125 pessoas morreram e 180 ficaram feridas em uma debandada e tumulto em uma partida de futebol na Indonésia, disseram autoridades neste domingo, 2, em um dos piores desastres em estádios do mundo.

Quando torcedores do time da casa derrotado invadiram o campo em Malang, na província de Java Oriental, na noite de sábado, 1º, oficiais dispararam gás lacrimogêneo na tentativa de controlar a situação, provocando um tumulto e diversos casos de asfixia, segundo o chefe de polícia de Java Oriental, Nico Afinta.

Leia mais
.: Papa reza pelos quase 200 mortos em partida de futebol na Indonésia

Imagens de vídeo mostraram torcedores entrando em campo depois que o Arema FC perdeu por 3 a 2 para o Persebaya Surabaya por volta das 22h (horário local). Brigas podem ser vistas, com o que parecia ser gás lacrimogêneo no ar.

Imagens mostraram pessoas que pareciam ter perdido a consciência sendo levadas por outros fãs.

O chefe de um dos hospitais da região que trata pacientes disse à Metro TV que algumas das vítimas sofreram lesões cerebrais. Entre os mortos havia uma criança de cinco anos.

Sem jogos

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse que as autoridades devem avaliar minuciosamente a segurança nos jogos, acrescentando que espera que esta seja “a última tragédia do futebol no país”. Jokowi, como o presidente é conhecido, ordenou ainda que a Associação de Futebol da Indonésia suspenda todos os jogos da liga indonésia BRI Liga 1 até que uma investigação seja concluída.

A FIFA, órgão máximo do futebol mundial, especifica em seus regulamentos de segurança que nenhuma arma de fogo ou “gás de controle de multidão” deve ser transportada ou usada por comissários ou policiais.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo