ALERTA

Tsunami é observado na Samoa Americana após erupção de vulcão

O vulcão acabou provocando um alerta de tsunami após entrar em erupção e deixou diversas nações do Pacífico Sul em alerta; ondas destruíram diversas casas

Da redação, com Reuters

Momento em que ondas gigantes atingem a ilha de Tonga / Foto: Reprodução Reuters

Um vulcão submarino em Tonga entrou em erupção neste sábado, 15, provocando um alerta de tsunami para várias nações insulares do Pacífico Sul, com imagens nas mídias sociais mostrando ondas quebrando em casas.

Ondas de tsunami foram observadas na capital de Tonga e na capital da Samoa Americana, disse um monitor de tsunamis com sede nos EUA.

A erupção às 0410 GMT do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, localizado a cerca de 65 km ao norte de Nuku’alofa, causou um tsunami de 1,2 metro, disse o Bureau of Meteorology da Austrália.

A agência disse que continua monitorando a situação, mas nenhuma ameaça de tsunami foi emitida para o continente australiano, ilhas ou territórios.

Ondas de tsunami de 2,7 pés (83 cm) foram observadas por órgãos de medição na capital tonganesa de Nuku’alofa e ondas de 2 pés em Pago Pago, capital da Samoa Americana, informou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.

Fiji emitiu um alerta de tsunami, pedindo aos moradores que evitem as costas “devido às fortes correntes e ondas perigosas”.

O monitor sediado nos Estados Unidos posteriormente cancelou o aviso para o território americano da Samoa Americana.

Ondas de tsunami medindo 60 centímetros de altura foram observadas por medidores de nível do mar na capital do território norte-americano da Samoa Americana após a atividade vulcânica em Tonga, disse o monitor dos EUA.

A ameaça de tsunami continua e as flutuações do nível do mar e as fortes correntes oceânicas representam riscos ao longo das praias nos portos, disse.

A agência de gerenciamento de emergências da Nova Zelândia emitiu um aviso sobre a atividade de tsunami nas costas norte e leste, com as áreas previstas para experimentar correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa.

Na sexta-feira, 14, o vulcão atirou cinzas, vapor e gás até 20 km no ar, de acordo com o Tonga Geological Services.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo