Internacional

Tornados ao sul dos Estados Unidos deixam mortos e feridos

Tornados atingiram o Alabama, nos EUA, nesta quinta-feira, 25

Da redação, com agências

tornado

Tornados atingiram o Alabama nesta quinta-feira, 25./ Foto: Reprodução Reuters

Vários tornados poderosos atingiram o norte do Alabama, nos EUA, nesta quinta-feira, 25, matando pelo menos cinco pessoas, ferindo dezenas de outras e destruindo bairros inteiros.

As cinco vítimas fatais confirmadas foram em Ohatchee, uma cidade de cerca de 1.200 habitantes ao noroeste do estado. Neste local, um tornado destruiu casas e derrubou árvores e linhas de energia. As informações são da Agência de Gerenciamento de Emergências do Condado de Calhoun.

Dezenas de milhares de pessoas ficaram sem energia ao longo da tempestade, disseram os serviços de emergência locais.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu avisos de tornado para grande parte do estado e o Departamento do xerife do condado de Jefferson alertou moradores de que o tornado estava se dirigindo para as comunidades de lá.

Moradores de Pelham, uma cidade de aproximadamente 21 mil habitantes a cerca de 30 quilômetros ao sul de Birmingham, também foram orientados a procurar se abrigar, porque uma segunda onda de tornados era esperada, informou o site de notícias do Alabama Al.com.

Outro episódio

Em 2019, uma série de tornados no Alabama havia deixado 23 pessoas mortas. Por meio do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Papa enviou uma mensagem de solidariedade às vítimas. O telegrama foi enviado a Dom Thomas J. Rodi, arcebispo de Mobile.

“Profundamente triste ao saber das trágicas perdas de vidas e ferimentos causados pelo tornado que atingiu o Alabama há alguns dias, o Papa Francisco expressa sua solidariedade com todos os afetados por este desastre natural”, disse na ocasião.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo