Fase de consulta

Sínodo dos Jovens: Vaticano apresenta documento preparatório

Na fase de consulta ao povo de Deus, haverá questionário e consulta online a jovens de todo o mundo

Jéssica Marçal
Da Redação

Próximo Sínodo será dedicado aos jovens / Foto: Rádio Vaticano

Próximo Sínodo será dedicado aos jovens / Foto: Rádio Vaticano

O Vaticano publicou nesta sexta-feira, 13, o documento preparatório para o Sínodo dos Jovens, que será realizado em outubro de 2018. A reunião de bispos de todo o mundo terá como temática central a juventude: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O documento está dividido em três partes: “Os jovens no mundo de hoje”, “Fé, discernimento, vocação” e “Ação pastoral”. Ele é direcionado ao Sínodo dos Bispos, ao Conselho das Igrejas Orientais Católicas, às Conferências Episcopais, à Cúria Romana e à União dos Superiores Gerais.

Acesse
.: Entenda o que é o Sínodo dos Bispos
.: Histórico dos Sínodos
.: Íntegra do documento preparatório em espanhol

Assim como aconteceu no Sínodo da Família, também desta vez é proposto um questionário para recolher informações sobre a realidade da juventude em cada parte do mundo. Inclusive, há perguntas específicas divididas por continente, para ajudar nesse processo de percepção.

Também está prevista uma consulta aos jovens através de um site na internet, com um questionário sobre suas expectativas e suas vidas. “As respostas aos dois questionários constituirão a base para a redação do Documento de Trabalho, o Instrumentum laboris, que será o pronto de referência para a discussão dos padres sinodais”, refere o documento.

Segundo secretário-geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, esta proposta está em continuidade com o caminho que a Igreja está percorrendo sob a guia do magistério do Papa Francisco. “A centralidade da alegria e do amor, várias vezes destacada no texto, refere-se claramente à Evangelii gaudium e à Amoris laetitia. Não faltam as referências também à Laudato sì, à Lumen fidei e ao ensinamento do Papa Bento”, disse em coletiva de imprensa nesta manhã, na apresentação do documento.

Por que um Sínodo sobre jovens?

Após os Sínodos dos Bispos sobre a nova evangelização e a família, o documento explica que a Igreja decidiu se perguntar como acompanhar os jovens para que reconheçam e acolham o chamado ao amor e à vida em plenitude. A Igreja também quer pedir a ajuda dos jovens para identificar o modo mais eficaz de anunciar o Evangelho.

“Através dos jovens, a Igreja poderá perceber a voz do Senhor que ressoa também hoje (…) Ouvindo suas aspirações, podemos vislumbrar o mundo de amanhã que vem ao nosso encontro e os caminhos que a Igreja é chamada a percorrer”, informa o texto.

Essa será a 15º Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. A última foi realizada em 2014, na segunda etapa do Sínodo da Família, que teve suas conclusões expressas na exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia, do Papa Francisco, sobre o amor na família.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo