A partir deste domingo

Sínodo deve oferecer indicações concretas, afirma Cardeal Baldisseri

Sínodo, que começa neste domingo, irá concluir as proposições levantadas pelos padres sinodais em outubro do ano passado

Da redação, com Rádio Vaticano

sinodo

“Indicações concretas e proximidade”. Esses são os votos que o Secretário do Sínodo dos Bispos, cardeal Lorenzo Baldisseri, faz para o Sínodo Ordinário sobre a família, que começa neste domingo, 4.

O cardeal, que foi Núncio Apostólico no Brasil entre os anos de 2002 e 2012, recorda que o evento é uma contribuição dos padres sinodais ao Papa. “É a segunda etapa conclusiva de um caminho de dois anos, então é extremamente importante. Vamos ter também o documento final que os padres sinodais entregam ao Santo Padre. O Santo Padre decide. É uma contribuição muito grande em nível colegial e sinodal.”

O sínodo deste ano dará continuidade ao trabalho iniciado no sínodo extraordinário, convocado por Francisco em outubro do ano passado. Foi a primeira vez que uma assembleia sinodal foi realizada em duas etapas. Em 2014, os bispos levantaram proposições sobre a família, e agora será elaborado o documento conclusivo.

“Meus votos é que se possa concluir esse trabalho sinodal com sucesso, com um documento que toque profundamente os temas mais importantes e também ofereça indicações concretas nas pastorais, para que os padres que encontram as famílias possam compreender e dar um alento, uma força a mais, explicar melhor o que é a beleza do matrimônio e da família e também acompanhar as situações difíceis. É isso que queremos de todo o coração”, destacou Dom Baldisseri.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo