Iniciativa

Selos do Iraque celebram visita do Papa e encontro com Aiatolá Al-Sistani

Selos comemorativos da visita papal, produzidos a nível gráfico pelo artista iraquiano Saad Ghazi, serão vendidos nos correios do Iraque

Vatican News

Papa Francisco acena para os fiéis iraquianos em Erbil, no Iraque, durante visita em março passado/ Foto: REUTERS/Yara Nardi

A Agência de Correios do Iraque, dirigida por Idris Khaled Abdel Rahman, emitiu uma série especial de selos dedicados à visita do Papa Francisco ao País do Golfo, realizada de 5 a 8 de março de 2021.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa ao Iraque

Ao apresentar a série, o assessor de imprensa do Ministério das Comunicações, Raad al Mashhadani, chamou particularmente atenção para os selos comemorativos do encontro do Bispo de Roma com o Grão Aiatolá Ali Al-Sistani e a visita do Papa à cidade de Ur dos Caldeus, o lugar onde começou a viagem do Patriarca Abraão, Pai de todos na fé.

Uma manifestação de convivência pacífica e fraterna

A iniciativa da Agência Postal e do Ministério das Comunicações do Iraque, conduzido pelo ministro Arkan Shehab Ahmed al Shaibani – referem mídias locais -, visa celebrar a visita papal e, em particular, o encontro entre o Papa Francisco e o Aiatolá Al-Sistani como uma manifestação de convivência pacífica e fraterna entre pessoas e comunidades pertencentes a diferentes credos, tanto no Iraque como no resto do Oriente Médio.

Emissões filatélicas similares também foram dedicadas às visitas ao Iraque de outras personalidades reconhecidas internacionalmente. Os selos comemorativos da visita papal, produzidos a nível gráfico pelo artista iraquiano Saad Ghazi, são emitidos com diferentes valores monetários e serão vendidos nos correios.

Uma série de selos dedicados a celebrar as igrejas do país

Em setembro de 2020, o Serviço Postal Nacional Iraquiano emitiu, pela primeira vez, uma série de selos dedicados a celebrar as igrejas do País.

A série consistia de oito selos, representando o mesmo número de igrejas históricas do Iraque, localizadas em várias regiões do país e pertencentes a comunidades de diferentes denominações cristãs. As representações multicoloridas das diferentes igrejas também foram produzidas pelo designer Saad Ghazi.

Naquele momento histórico, a decisão do Serviço postal nacional de reproduzir igrejas em selos estava de acordo com outros gestos de atenção reservados pela liderança política iraquiana para as comunidades cristãs autóctones, alguns meses antes da visita papal.

Os cristãos são os filhos originários do Iraque

Em 10 de agosto de 2020, ao encontrar o patriarca caldeu cardeal Louis Raphael I Sako e alguns de seus colaboradores, o primeiro ministro iraquiano Mustafa al Kadhimi já havia expressado a esperança de que os cristãos iraquianos que haviam emigrado para o exterior durante o tempo da ocupação jihadista do norte do país pudessem em breve retornar à sua terra natal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo