Ano Paulino

"São Paulo foi um pregador incansável do Amor de Deus"

"Deixar tudo e seguir Jesus é uma proposta para todos em todo e qualquer tempo", afirmou Padre Padre Piergiordano Cabra F.N., no Congresso Teológico Pastoral, que acontece desde ontem, 26, até quarta-feira, 28, no Santuário Internacional do Sagrado Coração de Jesus, em Roma, na Itália. O Santuário foi fundado por São João Bosco.

O Congresso, promovido com o apoio da Universidade Pontifícia Salesiana, acontece em preparação para o Sínodo dos Bispos e, também, para o Ano Paulino que se inicia em 28 de junho. Instituído pelo Papa Bento XVI, o Ano Paulino propõe um aprofundamento da Vida e Missão do Apóstolo dos gentios.

"Do coração do Deus ao homem de Coração" é o tema do aprofundamento que é destinado aos padres, religiosos e leigos ligados, principalmente, ao carisma do Sagrado Coração. Tratando de assuntos relacionados ao Antigo e Novo Testamento, o testemunho do Beato Antonio Rosmini e o serviço voluntário a partir do Coração de Cristo.
Segundo Padre Cabra, "o coração de Paulo se tornou o coração de Cristo. Porque de um homem de forte temperamento, que tinha diversas dificuldades de relacionamentos com os outros apóstolos, foi tomado pelo fogo de Cristo, e a Ele se dedicou de Corpo e Alma. Uma iniciativa imprescrutável de Deus".

Para Dom Giorgio Zevini, organizador do Congresso, "num mundo onde há tanta divisão, tanta luta, tanto egoísmo, tanto individualismo, se sente a necessidade que a mensagem cristã seja centrada sobre este amor gratuito e fiel de Deus pela humanidade".

Com o objetivo de fazer um caminho contrário ao que estamos habituados a fazer: "Colocar Jesus dentro de nosso coração", Padre Zevini diz que "somos pequenos demais para colocar dentro de nós o Senhor. Por isso entrar no Coração de Jesus significa entrar no seu infinito amor".

Segundo o Padre Piergiordano Cabra, São Paulo pelo seu testemunho entra neste contexto do Coração de Cristo como pregador incansável do Amor de Deus aos outros.

Para o sacerdote, a falta de missionários se deve a duas situações: "Uma é a dificuldade objetiva da Missão. A segunda é a falta de Paixão, de amor pelo Senhor. Hoje se sente menos o amor de Cristo como Paulo sentia. O apóstolo se sentia amado e por isso devia apresentar aos outros este Amor".

A Universidade Pontifícia Salesiana está de modo especial empenhada na preparação do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro deste ano. E desde então tem promovido Congressos e Aprofundamentos sobre a Palavra de Deus e das figuras – entre elas, o Apostólo Paulo –, que mais contribuíram na proclamação do Evangelho a todos os povos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo