ASSISTÊNCIA

Santa Sé pede abordagem abrangente para combater a desigualdade

Janusz S. Urbańczyk, Representante Permanente da Santa Sé junto à OSCE, destaca novas formas de pobreza exacerbadas pela pandemia

Da redação, com Vatican News

Dirigindo-se aos participantes da Conferência Mediterrânea da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) 2020,o monsenhor Janusz Urbańczyk enfatizou a importância de uma abordagem integral para enfrentar os desafios de segurança e desenvolvimento em meio à crise causada pela pandemia.

O Representante Permanente da Santa Sé junto à OSCE afirmou que as questões de segurança devem ser sempre tratadas de forma abrangente, levando-se em consideração itens como “segurança, mudanças climáticas, migração e a atual crise econômica e financeira agravada pela pandemia de Covid-19″.

Frequentemente, Mons. Urbańczyk continuou, “o nível de crescimento econômico de um país é o único fator considerado no desenvolvimento”. No entanto, disse ele, “o desenvolvimento de que falamos não pode se restringir apenas ao crescimento econômico”. Para ser autêntico, “deve ser bem definido; deve-se favorecer o desenvolvimento de cada pessoa e de toda a pessoa”.

A Conferência da OSCE teve como tema “Promover a segurança na região mediterrânea da OSCE por meio do desenvolvimento sustentável e do crescimento econômico”.

Desenvolvimento integral

Ecoando a observação do Papa Francisco na Carta Encíclica de 2020 Fratelli tutti, monsenhor Urbańczyk destacou algumas regras econômicas que se mostraram eficazes para o crescimento, mas não para o desenvolvimento humano integral. Ele observa que “a riqueza aumentou, mas junto com a desigualdade; com o resultado de que ‘novas formas de pobreza estão surgindo'”.

Especialmente nestes tempos marcados pelos efeitos abrangentes da pandemia em curso, essas novas formas de pobreza não apenas exacerbaram as pobrezas já existentes, mas acrescentaram outras. Algumas delas incluem os limites de nossos sistemas de saúde, que estão sobrecarregados pela crise; ou as consequências duradouras da crise econômica; a falta de acesso a informações e educação corretas; e o sofrimento causado pelo isolamento social, aumento da violência e angústia.

“Não podemos permitir que a economia se separe das realidades humanas, nem o desenvolvimento da civilização em que ocorre”, disse o monsenhor Urbańczyk. “O que conta para nós é a pessoa — cada indivíduo, cada comunidade e a humanidade como um todo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo