Aprofundando a Conexão

Santa Sé participa da Expo 2020 em Dubai: estética, ciência e fé

Pavilhão da Santa Sé na Expo 2020 em Dubai traz o tema “Aprofundando a conexão”, para relações cada vez mais sólidas entre os povos

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A partir desta sexta-feira, 1°, até 31 de março de 2022, a Santa Sé participa com um pavilhão próprio na Expo 2020 de Dubai. O Pontifício Conselho da Cultura divulgou hoje um comunicado sobre essa participação.

O presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, participa da cerimônia de abertura. A maior feira internacional do mundo conta, nesta edição, com delegações de quase 200 países. O evento, como traz no nome, estava programado para 2020, mas foi adiado devido à pandemia. O dia 19 de março de 2022 será celebrado como o Dia Nacional da Santa Sé.

“O Pavilhão pretende ser um encontro entre estética, ciência e fé, na esteira da fraternidade e do diálogo intercultural e inter-religioso”, explica a nota. A base são dois encontros históricos: entre São Francisco e o Sultão Malik Al-Kāmil, ocorrido há 800 anos, e o do Papa Francisco com o Grão Imame de Al-Azhar, Ahmad Al-Tayyib. Este foi realizado em Abu Dhabi, em 4 de fevereiro de 2019, e resultou em um documento conjunto: a declaração sobre fraternidade humana.

Apesar da pandemia de Covid-19 e da crise econômica, o Pontifício Conselho explica que a escolha foi de estar presente com a sobriedade que tem caracterizado os pavilhões vaticanos já em edições anteriores. Também porque essa é a primeira exposição universal em um país do Oriente Médio, de maioria muçulmana.

Tema: “Aprofundando a conexão”

O tema do pavilhão é “Deepening the Connection (“Aprofundando a conexão”). O objetivo é destacar a necessidade de construir sempre mais relações sólidas entre os povos, culturas e fiéis. Também traz uma ligação com o tema geral da Expo: “Connecting minds, Creating the Future” (“Conectando mentes, Criando o Futuro”).

O pavilhão é projetado pelo mons. Tomasz Trafny e pelo arquiteto Giuseppe Di Nicola. Inclui uma reprodução do afresco de Giotto “Francisco encontra o Sultão” presente na Basílica de Assis. Também uma vídeo-instalação e uma exposição da preciosa edição da Declaração de Abu Dhabi sobre a Fraternidade, editada pela Livraria Editora Vaticana (LEV). A edição tem um texto bilíngue inglês-árabe e contém contribuições introdutórias de H.H. Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Emir de Dubai, e do Papa Francisco.

O pavilhão vaticano também apresenta uma reprodução da “Criação de Adão” de Michelangelo da Capela Sistina, uma versão digitalizada da Torre de Ventos feita pela NTT Data, bem como alguns uniformes da Guarda Suíça Pontifícia. Destaca-se especialmente a exposição dos originais de alguns manuscritos importantes da Biblioteca Apostólica Vaticana.

Ainda segundo o comunicado, está sendo aperfeiçoado um aplicativo para tornar a experiência acessível a quem não pode visitar Dubai.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo