Inédito

Santa Sé e EUA assinam acordo histórico contra evasão fiscal

É a primeira vez que a Santa Sé e os Estados Unidos assinam um documento contra evasão fiscal

Da redação, com Rádio Vaticano

A Santa Sé e Estados Unidos assinaram, nesta quarta-feira, 10, um acordo contra a evasão fiscal. O texto, definido como histórico, foi assinado pelo Secretário das Relações com os Estados, dom Paul Richard Gallagher, e pelo Embaixador dos Estados Unidos junto à Santa Sé, Kenneth F. Hackett.

O documento é o primeiro acordo formal intergovernamental entre Santa Sé e Estados Unidos, e sublinha o “compromisso dos dois países em promover e assegurar um comportamento ético no campo financeiro e econômico”.

Segundo a nota informativa, o acordo servirá para prevenir a evasão fiscal e facilitar o cumprimento dos deveres fiscais dos cidadãos estadunidenses que desempenham atividades financeiras no Estado da Cidade do Vaticano.

“Garantir o pagamento dos impostos e prevenir a evasão fiscal têm uma importância econômica fundamental para toda comunidade, porque as receitas fiscais e as despesas públicas adequadas são indispensáveis para que os governos se tornem instrumentos de desenvolvimento e solidariedade, incentivem o crescimento do emprego, apoiem as atividades comerciais e caritativas e forneçam sistemas de seguro social e assistência aos membros vulneráveis sociedade”, sublinha ainda o comunicado oficial.

A nota conclui reiterando que “num contexto de globalização econômica” é “fundamental reforçar a troca de informações a fim de prevenir a evasão fiscal”, ressaltando que o acordo entre Santa Sé e EUA se baseia “nos padrões globais atualizados para reduzir a evasão fiscal offshore através da troca automática de informações fiscais”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo