Reunião do C9

Santa Sé criará novo órgão para integrar mídias vaticanas

O novo organismo se ocupará do conjunto das mídias e das comunicações da Santa Sé e administrará o processo integração das instituições

Da redação, com Rádio Vaticano

A reforma da mídia vaticana foi um dos temas tratados na 10ª reunião do Conselho dos nove Cardeais, concluída na manhã desta quarta-feira, 10.

Foi apresentado um projeto de reforma a ser implementado em quatro anos, que prevê a salvaguarda dos funcionários e uma completa integração das seguintes instituições: o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Sala de Imprensa, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano, o L’Osservatore Romano, o Serviço Fotográfico, a Livraria Editora Vaticana, a Tipografia Vaticana e o Serviço Internet.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, o Conselho dos Cardeais expressou ao Santo Padre um parecer positivo sobre o projeto e o tempo de implementação, que prevê nos próximos meses a constituição do Dicastério e as nomeações necessárias para o início do processo.

“Portanto, prevê-se a constituição de um Dicastério, para o qual  não existe ainda um nome fixado – Secretariado, Conselho, Secretaria, não existe uma especificação em relação a isto – e que se ocupe do conjunto das mídias e das comunicações da Santa Sé e que assim administre este processo de gradual integração das instituições, até chegar a um novo ordenamento, em um período previsível de 4 anos, evidentemente em passos graduais”, explicou padre Lombardi.

Também durante o encontro com os nove cardeais, o Presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, cardeal Sean Patrick O’Malley, apresentou ao Conselho dos 9 um relatório sobre a proposta “em relação às denúncias de abusos de poder episcopal”, preparada pelo próprio organismo. Leia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo