Igreja

Saiba o que é o Círculo de São Pedro

O Círculo de São Pedro foi fundado em Roma, em 1869, por iniciativa de um grupo de jovens, guiados pelo Cardeal Iacobini, e nasce do entusiasmo dos jovens da alta burguesia e das nobres famílias romanas, que desejavam demonstrar ao mundo a fidelidade ao Pontífice e defendê-lo dos ataques anticlericais naquele difícil momento da história do Papado.

Inicia-se, assim, uma atividade intensa através da imprensa católica, coleta de assinaturas, celebrações e gestos de solidariedade que, apresentados ao Beato Pio IX, foram grandemente apreciados por ele. O Papa, com precidência e sabedoria, confia o primeiro compromisso de caridade a se desenvolver em favor dos pobres.

Pode-se, assim, bem dizer que a aprovação recebida naquela histórica audiência é o início da múltipla atividade caritativa e assistencial oferecida pelo Círculo à Diocese do Papa.Por mais de um século os romanos chamavam esta caridade de a "minestra" [foco de atenção] do Papa.

Fidelidade incondicional à Igreja e ao Romano Pontífice são o sinal distintivo desta antiga Sociedade, que resume o seu carisma no lema: Oração, Ação, Sacrifício.

O Círculo de São Pedro faz parte da história de Roma, atravessou duas guerras mundiais, calamidades, pobrezas de toda a sorte, buscando em todos os cenários oferecer conforto e auxílio aos pobres.

A sua atividade, articulada em várias Comissões, destina-se a todos os setores da pobreza humana, buscando ir ao encontro das necessidades de muitos necessitados.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo