Atualidade

Saiba mais sobre as relações diplomáticas da Santa Sé

A Santa Sé mantém relações diplomáticas com 178 Estados atualmente. Deve-se acrescentar ainda a União Europeia e a Soberana Ordem Militar de Malta, bem como uma Missão de caráter especial: o Escritório da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Com relação às Organizações Internacionais, a Santa Sé está presente na ONU – na qualidade de "Estado Observador" -, bem como é Membro de 7 Organizações ou Agências do sistema ONU, Observador em outras 8 e Membro ou Observador em 5 Organizações regionais.

Ao longo de 2010, foi assinado o Acordo da Santa Sé com a Land Niedersachsen (Alemanha), em 6 de abril, que regula a posição jurídica de algumas escolas católicas administradas pelas dioceses de Hildesheim, Osnabrück e Münster, naquele território. Já no dia 8 do mesmo mês, foi assinado, em Sarajevo, o Acordo entre a Santa Sé e a Bósnia Herzegovina para a assistência religiosa aos católicos membros das Forças Armadas. No dia 18 de maio, foi assinado o Acordo entre a Santa Sé e a Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo, para a ereção de um centro de formação para a Teologia Católica e para a Pedagogia da Religião junto à Universidade de Hamburgo.

Ao longo do segundo encontro do Grupo Conjunto de trabalho Vietnã – Santa Sé, que aconteceu no Vaticano, entre 23 e 24 de junho de 2010, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais, bem como os laços entre a Santa Sé e a Igreja Católica local, foi realizada a nomeação, por parte do Papa, de um Representante não residente da Santa Sé junto ao Vietnã.

Em 2010, em três Países africanos – Ciad, Malawi e Gabon -, foi estabilizada a presença da Representação diplomática da Santa Sé (com a presença de Encarregados de Assuntos).

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo