Igreja, Brasil e mundo

Retrospectiva 2016: relembre alguns fatos que marcaram o ano

JMJ, Olimpíadas Rio 2016, impeachment de Dilma Rousseff e tragédias ambientais. Relembre alguns fatos que marcaram 2016.

Confira também
.: Retrospectiva do ano do Papa Francisco

Aconteceu na Igreja

Logo_JMJ_2016

Logo oficial da JMJ 2016 / Foto: site oficial

Juventude. Neste ano, foi realizada na Polônia a JMJ 2016, que teve como tema: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão a misericórdia” (Mt 5,7). Momentos de alegria, de festa, de recolhimento e de oração. Clique aqui e saiba como foi.

canonizacao-madre-teresa_ana-meneses-3-600x400

Canonização de Madre Teresa de Calcutá foi realizada no contexto do Ano da Misericórdia / Foto: Canção Nova Roma

Canonização. A Igreja Católica ganhou mais uma santa: Madre Teresa de Calcutá. No dia 4 de setembro, a religiosa foi canonizada pelo Papa Francisco, no Vaticano. Clique aqui e veja informações sobre a canonização. 

Dom Paulo Evaristo Arns / Foto: Rádio Vaticano

Cardeal Paulo Evaristo Arns faleceu aos 95 anos / Foto: Rádio Vaticano

Perda. Morreu aos 95 anos o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, vítima de problemas pulmonares. Clique aqui e recorde a repercussão. 

Bispos reunidos em Aparecida na 54ª Assembleia Geral da CNBB / Foto: Jéssica Marçal - CN

Bispos reunidos em Aparecida na 54ª Assembleia Geral da CNBB / Foto: Jéssica Marçal – CN

Documento para os leigos no Brasil. CNBB realizou a 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil em Aparecida (SP). Este ano, a reunião teve como fruto o Documento sobre o Laicato. Assuntos como crise política, questões indígenas e 300 anos das aparições de Aparecida estiveram na pauta da reunião. Clique aqui e relembre.

MONUMENTO

Monumento dedicado a Nossa Senhora Aparecida nos Jardins Vaticanos / Foto: Reprodução TV Canção Nova

Nossa Senhora Aparecida no Vaticano. Um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado no Vaticano por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil. O Papa Francisco abençoou a obra e rezou pelo país. Clique aqui e relembre o fato.

frei moser

Frei Antônio Moser / Foto: Arquivo

Perda. No dia 9 de março, o apresentador do programa “Em Pauta”, da TV Canção Nova, Frei Antônio Moser, morreu em decorrência de uma tentativa de assalto na Rodovia Washington Luiz, na altura de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Clique aqui e recorde como foi. 

missa_aparecida2

Em 12 de outubro, Igreja no Brasil deu início ao Ano Mariano / Foto: Reprodução TV Aparecida

Ano Mariano. No dia 12 de outubro, no Santuário Nacional de Aparecida, foi dado início ao Ano Jubilar Mariano. Esse será um jubileu especial em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.  Clique aqui e relembre como foi a celebração. 

Aconteceu no Brasil

dilma roussef_impeachment

Dilma Rousseff perdeu o cargo de presidente do Brasil / Foto: Agência Brasil

Impeachment. Em agosto deste ano, o Senado aprovou, por 61 votos a 20, o afastamento definitivo da então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, primeira presidente mulher do país. Com ela, essa foi a segunda vez que o Brasil passou pelo impeachment de um presidente, depois de Fernando Collor. Clique aqui e relembre o fato.

Em 2016, brasileiros sediaram o maior evento do esporte mundial / Foto: Agência Brasil

Esporte. Rio de Janeiro foi sede das Olimpíadas Rio 2016. Foram 42 modalidades disputadas em 17 dias de competições. Nessa edição do evento, o Brasil teve o seu melhor desempenho, com 19 pódios. Clique aqui e veja como foi.

Fonte: Agência Brasil

Após 31 dias de greve, brasileiros enfrentaram agências cheias / Foto: Agência Brasil

Greve nos bancos. As agências bancárias estiveram fechadas por 31 dias, sendo considerada a maior paralisação já registrada. Clique aqui e relembre o fato.

Eduardo Cunha teve seu mandato cassado em 2016 / Foto: Agência Brasil

Cassação de mandato. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, teve seu mandato cassado. Por 450 votos a favor, 10 contra e 9 abstenções, os deputados colocaram fim a um dos mais longos processos a tramitar no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que se arrastava por 11 meses. Em outubro, ele foi preso em Brasília (DF) acusado de crimes como corrupção passiva, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. 

lamia

Avião da Lamia que caiu na Colômbia, em um acidente que comoveu o mundo / Foto: Agência Brasil

Tragédia. O avião que transportava o time da Chapecoense, equipe técnica, diretores e jornalistas caiu na Colômbia, deixando 76 mortos. Clique aqui e relembre o fato.

Aconteceu no mundo

Retidos pela neve, motoristas franceses acampam nos carros

Forte nevasca atingiu os EUA em 2016 / Foto: Agência Brasil

Nevasca nos EUA. Em janeiro deste ano, uma camada de neve cobriu várias áreas de Washigton (EUA), paralisando transportes rodoviários, ferroviários e aéreos. Clique aqui e relembre o fato.

Centro comercial de Bruxelas é isolado por agentes de segurança / Foto: Reprodução Reuters

Centro comercial de Bruxelas é isolado por agentes de segurança / Foto: Reprodução Reuters

Atentado. Duas explosões no aeroporto de Bruxelas causaram 13 mortes. O ataque foi considerado suicida e uma outra explosão atingiu uma estação de metrô na capital pouco depois. Clique aqui e relembre o fato.

Equipes trabalham no resgate de vítimas / Foto: Reprodução Reuters

Equipes trabalham no resgate de vítimas / Foto: Reprodução Reuters

Terremoto na Itália. No dia 24 de agosto, um terremoto de 6 graus na escala Richter atingiu cidades da região central da Itália, como Amatrice, Accumoli e Arquata del Tronto. Um dia depois do ocorrido, o número de mortes já chegava a 247. Relembre a notícia. 

Milhares de pessoas foram dar o último adeus ao ditador cubano / Foto: Reprodução Reuters

Milhares de pessoas foram dar o último adeus ao ditador cubano / Foto: Reprodução Reuters

Morre Fidel. Ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu aos 90 anos. Cuba declarou nove dias de luto pela morte do ex-presidente. Clique aqui e relembre o fato.

donald_trump

Trump derrotou a democrata Hillary Clinton na disputa pela presidência da maior potência do mundo / Foto: Agência Brasil

Eleição norte-americana. Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos alcançando 276 delegados, vencendo, assim, a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton. Clique aqui e relembre o fato.

furacao_matthew_florida

Furacão Mattew causou estragos por onde passou / Foto: Agência Brasil

Furacão Mattew. A passagem do furacão Matthew deixou mais de 800 mortos. A tempestade, que fez estrago por onde passou, avançou para os Estados Unidos e foi considerado o mais forte a atingir o Caribe desde 2007. Clique aqui e assista à reportagem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo