Meditação

Retiro dos bispos é encerrado com Missa no Santuário de Aparecida

O Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidiu neste domingo, 8, a Missa que marcou o encerramento do retiro espiritual dos bispos reunidos na 49ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O retiro começou no sábado, 7. O Santuário de Aparecida estava lotado e, sob o canto de “A bênção, João de Deus”, a celebração começou ao meio dia e homenageou o Beato João Paulo II e as mães.

"O Papa João Paulo II, todos guardamos a mais grata satisfação”, disse o Cardeal, recordando suas três visitas apostólicas ao Brasil em 1980, 1991 e 1997. "Guardamos, sobretudo, suas mensagens tão ricas para a vida de nossa Igreja e de nosso povo", acrescentou.

Ao comentar os textos litúrgicos proclamados na celebração, o cardeal exortou os fiéis ao encontro pessoal com Jesus Cristo, a exemplo dos discípulos de Emaús. “Também nós podemos encontrar Jesus Cristo na fé recebida na nossa Igreja, que é nossa casa”, acentuou.

Dom Raymundo citou o documento da Conferência Episcopal da América Latina e Caribe, realizada em Aparecida em 2007, para mostrar os lugares de encontro com Jesus Cristo. De acordo com ele, a Escritura, a Eucaristia e a Comunidade são os lugares privilegiados do encontro com Cristo.

“Sem participação na eucaristia, não existiria discípulo-missionário maduro”, disse.

Dom Damasceno dirigiu, ainda, uma saudação especial às mães que celebraram seu dia. “Celebrar o dia das mães é celebrar a vida, sua presença que acolhe, educa e ajuda a crescer”, destacou.

Segundo o Cardeal, a celebração do dia das mães recorda a importância “fundamental” da família, “que é fundada na união do homem e da mulher”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo