Dia de oração

Responsáveis por igrejas cristãs na Europa se únem à oração pela Criação

Líderes cristãos do Velho Continente recordam problemas ambientais e convidam cristãos a contribuir com a defesa da criação

Da Redação, com Agência Ecclesia

Os responsáveis pelas Igrejas cristãs na Europa destacaram nesta sexta-feira, 1º, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, “a crescente urgência” em promover a defesa do planeta e do meio-ambiente.

Em nota enviada pelo gabinete de comunicação do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), bispos católicos e líderes de comunidades cristãs do Velho Continente recordam problemas como as contínuas mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, o acúmulo de resíduos e outros desafios que, segundo a nota, decorrem do egoísmo humano e falsa compreensão do mundo como fonte de lucro.

Leia também
.: Papa e Patriarca Bartolomeu fazem apelo pelo cuidado da criação

“A ecologia ambiental não está separada da ecologia humana”, alertam, convidando todos os cristãos a contribuírem para a defesa da Criação, enquanto um dom de Deus. “A fé cristã e as respetivas tradições compreendem o cuidado pela criação como parte da visão cristã do mundo, como parte integrante da nossa fé”, frisa a mesma nota.

Os responsáveis cristãos assinalam ainda que o cuidado cristão pela criação está sempre ligado ao cuidado de cada um como ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. Neste contexto, os líderes das Igrejas cristãs da Europa “convidam calorosamente todos os cristãos” a participarem desta iniciativa de oração realizada hoje. “Celebraremos o Tempo para a Criação juntos, dentro das próprias tradições litúrgicas e sustentados pela comum fé cristã em Deus Criador“, complementam.

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi instituído pelo Papa Francisco em 2015, com o objetivo de dar aos cristãos e às suas comunidades a oportunidade de renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação. A data é celebrada anualmente em 1º de setembro.

A nota dos responsáveis pelas Igrejas cristãs na Europa, enviada à Agência Ecclesia, está assinada pelo padre português Duarte da Cunha, secretário-geral do CCEE, pelo reverendo ortodoxo Heikki Huttunen, secretário-geral do Conselho das Igrejas Europeias, e pelo padre Peter Pavlovic, secretário-geral da Rede Europeia Cristã pelo Ambiente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo